Grupo Mateus pode levar as lojas do Big em poder do Carrefour

Leia em 2min 40s

Cade determinou que a rede francesa se desfaça das 14 unidades do BIG

 

O grupo Carrefour negocia a venda de lojas do Big, que a empresa precisa se desfazer por uma determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), para o Grupo Mateus, apurou o Valor. Os chilenos do Cencosud também analisaram parte das unidades — são 14 à venda no total, numa operação que pode girar em torno de R$ 500 milhões e R$ 600 milhões, dizem fontes próximas ao lado dos vendedores.

 

Do total de 14, duas unidades já estão praticamente vendidas — uma em Gravataí (RS) para a rede gaúcha Asun Supermercados, e outra em Olinda (PE), já negociada com o Mateus (a antiga loja do Big Bompreço Olinda).

 

Há outros sete pontos sendo analisados, pelo menos, pelo Mateus.

“Eles estão negociando outras sete lojas, mas ainda não chegaram a um consenso sobre valor”, diz uma fonte a par das negociações. O Bradesco BBI está com o mandato de venda. As outras unidades alvo do Mateus estão em Pernambuco, Alagoas e na Bahia (eram antigas unidades do Big Bompreço e do Maxxi Atacado).

 

Duas fontes ouvidas estimam, com base na lista de ativos à venda, que são pontos que valem entre R$ 35 milhões e R$ 45 milhões — ainda seria preciso investir uma soma a mais na reformas das unidades, e o custo é maior se migrar lojas do hipermercado Big para loja de atacado.
Procurado, o Carrefour informa que “por ora, que não há nada a mais para acrescentar, além das informações que já foram publicadas pelo Cade”.
O Grupo Mateus prefere não se manifestar neste momento. O Cencosud também não comentou.


Venda de lojas no sul

 

Paralelo a essa movimentação no Nordeste, há também a venda de quatro lojas no sul do país — duas em Gravataí (RS), da cadeia Maxxi e Nacional, e duas da rede Maxxi em Santa Maria (RS) e Viamão (RS). O Valor apurou que a Asun Supermercados negocia as unidades de Gravataí. O interesse está especialmente no ponto do Nacional, um supermercado que faria sentido adquirir pelo modelo da Asun.

 

A rede gaúcha, com 30 lojas, opera em Porto Alegre, em cidades da Grande Porto Alegre e no litoral, e faz parte da empresa as bandeiras Asun Supermercados, Atacado Leve Mais.

 

Consultada a respeito, a Asun diz que há uma negociação em andamento, porém, prefere não detalhar os termos do acordo por questões de confidencialidade e porque a compra ainda não está fechada. Relata que a negociação já foi levada para análise do Cade e há um prazo de 15 dias para recursos e, após este período, seguirá com as tratativas.

 

Em maio, o Cade aprovou, por unanimidade, a proposta de aquisição do Big pelo Grupo Carrefour Brasil, sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes. A decisão estabeleceu a venda de 14 lojas, sendo 11 hipermercados ou atacarejo e 3 supermercados, que representam aproximadamente 3,6% do parque total de lojas do Big em 2021.

 

Fonte: Adriana Mattos, Valor


Veja também

Nova geração do Assaí abre unidade na zona norte de SP

A ampla loja tem 38 caixas, 640 vagas e uma área de vendas próxima dos 8 mil m²   Um dos bairr...

Veja mais
Instituto Assaí é criado para praticar o ESG entre os brasileiros

Organização social começa com metas para 2025 nas três áreas em que vai atuar empreend...

Veja mais
Tenda entrega nova geração de cash and carry

Loja na Região Metropolitana de SP oferece mais serviços e área climatizada para melhorar experi&ec...

Veja mais
Até dezembro, grupo amplia em 30% o número de atacarejos

Preferência do consumidor por esse formato de loja acelera os investimentos da rede de cash and carry   No ...

Veja mais
GPA define expansão arrojada de centenas de lojas de proximidade até 2024

Anúncio acontece logo após a rede publicar que quer se separar da colombiana Éxito   O Grupo...

Veja mais
Supernosso lança o primeiro cashback do setor de atacarejo

O sistema foi desenvolvido pelo Lab do Grupo e já beneficia o cliente cadastrado na próxima compra  ...

Veja mais
Rede expande conceito de loja de vizinhança

Conveniência com preço de supermercado é o foco do grupo que soma 71 lojas   O grupo Bah...

Veja mais
Grupo Mateus foca no bem-estar dos colaboradores com a Campanha Setembro Amarelo

Com muita informação, empresa traz atividades e ações para conscientizar sobre a import&acir...

Veja mais
GPA vai separar a colombiana Éxito como fez com o Assaí

Depois da distribuição das ações, o GPA teria participação minoritária ...

Veja mais