Grupo Carrefour acelera conversões de lojas

Leia em 4min 10s

Movimento começa neste último trimestre tanto no Bahia quanto no Sul do paíscom a entrega de novas bandeirasEstimativa é que 30% das mudanças sejam realizadas este ano

 

 

O Grupo Carrefour Brasil pretende iniciar nos próximos meses as conversões das lojas Big e Maxxi Atacado para Hiper Carrefour e Atacadão em terras baianas. A previsão é que as obras aconteçam nos próximos 18 meses, com investimento inicial de R$ 2,1 bilhões em todo país. A estimativa é que 30% dessas mudanças sejam realizadas até o fim desse ano.

 

Mesmo sendo uma conversão dentro do mesmo formato, o Grupo, maior varejista do país, quer proporcionar uma nova experiência de compra aos clientes. “Estamos ampliando o número de itens disponíveis nas lojas de seis mil para dez mil, além de trazer uma série de soluções financeiras do Grupo, como o Cartão Atacadão, o pagamento via Pix e a nossa maquininha, a Apag”, explica a CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.

 

O robusto plano de expansão prevê a conversão de 124 lojas das 374 unidades adquiridas em todo o Brasil. Deste total, 70 serão migradas para o formato Atacadão (38 lojas do Maxxi, 28 do Big e quatro do Todo Dia ou Bompreço). Em São Paulo, quatro lojas já foram modificadas para a bandeira Atacadão e o resultado anima Stephane. “Isso mostra o quanto estamos empenhados e dedicados no processo de integração e na busca das sinergias”, destaca.


Na Bahia, segundo o Grupo, não há pretensão de fechar nenhuma loja e se tudo ocorrer conforme planejado é esperado um aumento de cerca de 10% no quadro de funcionários, assim como aconteceu em São Paulo. Apesar dessas mudanças, para o estado o plano é que as lojas Bompreço permaneçam funcionando com o mesmo nome, devido à força regional da marca.


De acordo com CEO do Atacadão, Marco Oliveira, a expectativa nas conversões de Maxxi para Atacadão é de um aumento de 50% no volume de vendas. “Ou seja, dentro do mesmo formato, mas adaptando para o nosso padrão, conseguimos alavancar consideravelmente os resultados. Estamos reforçando a nossa consolidação no Brasil, com a missão de proporcionar a alimentação básica de qualidade, oportunidades de empregos e melhores benefícios para todos os tipos de públicos, desde pequenos comerciantes até consumidores finais, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país”, finaliza.

 

SUL – atacarejos em novas mãos

 

Três das quatro lojas vendidas pelo Carrefour ao Asun são da bandeira Maxxi e ficam em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul em Viamão e Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Elas ficarão abertas até o dia 22 de outubro, quando passarão pela transformação. O Asun entrou, recentemente, no mercado de atacarejos com a marca Leve Mais.


A quarta unidade ainda não é confirmada pelas empresas, pois estão comunicando os funcionários, mas fica na Região Metropolitana. À coluna, o Carrefour disse que há a possibilidade de os empregados serem transferidos a outras unidades que a companhia francesa comprou do Grupo Big.

 

Afinal, são 387 estabelecimentos, incluindo os supermercados Nacional e os hipermercados BIG. Além disso, o Asun, no momento em que comprou lojas do Nacional há alguns anos, quando ainda eram da norte-americana Walmart, fez um processo de recontratação de muitos dos trabalhadores.


As quatro lojas fazem parte das 14 que o Carrefour precisou vender para que fosse aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade) a compra do Grupo Big. A negociação de R$ 7,5 bilhões foi aprovada em maio, após uma análise que demorou mais de um ano. Só na Região Sul, a negociação envolveu 133 mercados.

 

Com isso, o Carrefour se tornou o maior empregador privado do Brasil. O valor da venda das lojas ao Asun não está sendo divulgado por enquanto, mas deve ser revelado no balanço trimestral, já que o Carrefour tem capital aberto, com ações negociadas em bolsa.


Enquanto isso, segue a transformação das lojas. O Carrefour já está reformando os hipermercados BIG em Bagé e no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. As unidades serão da marca Atacadão. Outras passarão pelo processo em breve, mas ainda não há um cronograma.

 

Grupo Carrefour Brasil


Há mais de 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos e reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias.


Presente em todos os estados e no Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e possui mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Hortifruti reforça omnichannel com nova Gerente de Marketing

Especialista em CRM, Data Analytics e Pesquisa de Mercado agregará a nova função de olho no cl...

Veja mais
Expansão do Muffato é marcada por novo novo atacarejo no Paraná

Unidade chega com a proposta de um mercado moderno que interage com o cliente   O Grupo Muffato chegou a Cianorte...

Veja mais
Cencosud valoriza a integração contínua com os clientes

Aproximar-se dos consumidores faz com que eles se tornem parceiros nos aplicativos e redes sociais; esta é uma da...

Veja mais
Em forte expansão, Assaí terá 300 lojas até 2023

Grupo acaba de abrir duas unidades convertidas no Rio e SP, entregando mais serviço e produtos diferenciados ness...

Veja mais
Dia Brasil investe em transformação digital para se aproximar dos clientes

Parceria com empresa que trabalha o tripé estratégia, experiência e comunicação visa m...

Veja mais
Carrefour abre seleção de novas ações de impacto social

Em 2021, meio milhão de pessoas foram beneficiadas direta ou diretamente pelo projeto que abrange todas as idades...

Veja mais
Campanha da Rede Confiança Supermercados dará mais de 1,5 milhão em dinheiro

Serão dois sorteios e muitas chances para ganhar. O primeiro, no dia 15 de outubro deste ano. E o segundo, em 14 ...

Veja mais
Grupo reforça expansão e amplia presença em Minas Gerais

Inauguração de atacarejo marca a entrega da loja 264 do Grupo Carrefour no país e sua primeira unid...

Veja mais
Busca por alimentos saudáveis mantém crescimento no 1º semestre em rede de supermercados

- Regiões com perfil de consumo mais popular foram as que mais cresceram  na categoria - Prezunic sorteia 1...

Veja mais