Grupo paulista faz 68 anos com 4 inaugurações de peso

Leia em 3min 10s

Para 2023, a Coop vai abrir mais 12 unidades de negócios no Estado de São Paulo

 

A Coop completa 68 anos de fundação e seu desempenho apresentado neste ano e as projeções para 2023 são dignos de comemoração.

 

Atualmente, são 112 unidades de negócios, entre supermercados, atacarejo e drogarias, distribuídas em 24 cidades paulistas e está bem próxima de alcançar R$ 3 bilhões de faturamento. Apesar das oscilações econômicas do país, a rentabilidade da Coop cresceu 30% nos sete primeiros meses do ano comparada ao mesmo período do ano passado.

 

“O resultado foi impulsionado por um forte movimento de eficiência operacional, fruto do novo modelo organizacional orientado por processos, além do crescimento de vendas de 5% no mesmo período – um percentual alinhado ao varejo alimentar”, comenta o diretor geral, Pedro Mattos.

 

A pouco menos de dois meses para o encerramento do calendário 2022, a Coop ainda tem novidades para apresentar. Abrirá duas novas drogarias em pontos bem estratégicos de Santo André e de São Bernardo, chegando a 83 unidades. Outra novidade refere-se ao lançamento de dois novos sites de e-commerce (coopsupermercado.com.br e coopdrogaria.com.br) e a previsão, segundo o diretor geral é que a performance desse formato de vendas seja equivalente à de uma loja física quando atingir sua maturidade, algo em torno de 12 a 24 meses.

 

Para 2023, a Coop planeja crescer 3% acima do mercado, ganhar relevância no mercado com a abertura anual de duas lojas de supermercado e 10 drogarias. Inclusive, uma delas, de supermercado, já está em construção em Santo André e deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre.

 

Projetos em andamento

 

No mês de julho, a Coop colocou em operação o Meu Atacarejo, em São José dos Campos, para experimentar esse modelo de abastecimento e o resultado, que tem superado as expectativas da diretoria, está sendo analisado para o estudo de viabilidade de expansão para outras cidades. A inovação une atacado e varejo num ambiente de 3,7 mil m² abastecido com 8 mil itens, que representam 80% da cesta de compras do brasileiro. Seu diferencial está nos setores de hortifrúti, bebidas e mercearia, bem amplos e sortidos, assim como num autosserviço organizado, com precificação assertiva.

 

A rede também continua em processo acelerado para implementar a nova identidade nas lojas de supermercado e drogaria e a migração do sistema de gestão corporativo para a moderna tecnologia SAP S/4 HANA foi concluída no mês de setembro nas 30 lojas de supermercado e no Meu Atacarejo. Trata-se de um projeto estruturante, que vem sendo construído desde 2020, para descomplicar processos e dar maior velocidade e qualidade às operações digitais em todos os setores. A partir deste mês, a equipe de Tecnologia da Informação dá início à migração da tecnologia em algumas drogarias externas, com cronograma de término previsto para dezembro.

 

Para reforçar o novo modelo organizacional orientado por processos e a eficiência operacional, a Coop reassumiu a gestão do seu Centro de Distribuição (CD), que há 2 anos era administrado por operador logístico terceirizado. Com esse processo, foram contratados 300 novos colaboradores. Essa mudança na operação logística vem proporcionar maior assertividade na movimentação física das mercadorias no CD, melhor precisão dos estoques e mais produtividade.

 

Hoje, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí e um atacarejo em São José dos Campos, além de 81 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

 

Redação SuperHiper


Veja também

GPA e Assaí divulgam desempenho de vendas

Empresas apresentam resultados do terceiro trimestre de 2022, ambas registraram aumento da receita, acima do esperado. C...

Veja mais
GPA destina todo o lucro de biscoito para Gerando Falcões

Vendas do novo produto social da Qualitá serão revertidas para braço educacional da Falcons Univers...

Veja mais
Amazon aproveita Prime Day 2 para impulsionar presença em CPG

Ação promocional da varejista americana antecipou compras de Natal em mais de dois meses   *Por Ren...

Veja mais
Rede se estrutura e melhora atendimento na esperada promoção de aniversário

A reposição de mercadorias ganha nova logística e pelos corredores e caixas, um reforço sign...

Veja mais
Muffato Champagnat conquista prêmio internacional

Com design sensorial que eleva experiência de consumo, loja gourmet ganhou medalha de ouro e foi o úni...

Veja mais
Atacadão inaugura mais uma unidade em Goiânia

Como parte de um robusto plano de expansão que está acontecendo com a integração do Grupo Ca...

Veja mais
Assaí faz primeira conversão de loja em Brasília

Com layout moderno, atacarejo oferece novos serviços para melhor experiência dos clientes no Planalto Centr...

Veja mais
Carrefour amplia caixas de criptomoedas no país

ATMs nas lojas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste possibilitam transações com as moedas digitais ...

Veja mais
Assaí amplia presença na região oeste de São Paulo

Nova loja na Raposo Tavares conta com serviços de Açougue e Empório de Frios, e amplia opç&a...

Veja mais