A doação é resultado da parceria com a Infineat, software de gestão de produtos
Para colocar em prática a sua estratégia de combate à fome e geração de economia em alimentos redirecionados, a Infineat buscava novos parceiros comerciais varejistas. Em linha com esse objetivo, o Grupo Marche também procurava uma forma de melhoria em seus processos de gestão para evitar o desperdício e promover a doação de alimentos, com ações ESG mais efetivas e alinhadas com os seus valores. Foram essas metas que conectaram as duas empresas e deram origem à parceria iniciada em agosto de 2021. Depois de 15 meses, os primeiros resultados podem ser comemorados: a doação de 145 toneladas de alimentos próprias para consumo, mas que não poderiam ser comercializados, correspondem a 360 mil refeições.
Hoje, a filantech fornece o serviço completo unificado de gestão de desperdício e profissionalização da doação de alimentos para 21 lojas do grupo, quase diariamente, chegando a 20 toneladas geridas por mês e redirecionando o excedente para mais de 10 instituições parceiras.
“Práticas como essas são extremamente importantes para minimizar os impactos e reduzir a fome no mundo. Nós, do Grupo Marche, estamos empenhados em continuar buscando soluções cada vez melhores para a sociedade e para o meio ambiente. Acreditamos que essa parceria vai muito além, muitas famílias contam com essa doação e ficamos felizes em contribuir para mudar esse cenário”, ressalta Bernardo Ouro Preto, CEO do Grupo Marche.
A parceria com o St. Marche contempla o processo completo de gestão com suporte jurídico, consultoria de processos e treinamentos educacionais às equipes sobre os temas ligados à fome e ao desperdício. Além disso, os envolvidos também são capacitados para o processo operacional implementado, orientados quanto ao local específico para separação e armazenamento para a coleta do dia a dia pela filantech, e para a logística de redirecionamento às instituições parceiras. Faz parte do projeto também, a análise e compilação de todos os resultados e impactos nas estratégias de ESG.
Projeção para 2023
As empresas estão confiantes quanto às expectativas para 2023. Além da manutenção e evolução dessa parceria, a meta é aumentar a gama de produtos coletados para a doação. São esperadas 250 toneladas de produtos e quase 400 mil refeições complementadas, ou seja, um crescimento de 100%.
De acordo com Luciana Lima, engenheira responsável pela área de dados da startup, “a maior evolução para o próximo ano também será a doação de todos os tipos de alimentos aproveitáveis. Atualmente, as categorias de frutas legumes e verduras lideram a redistribuição, com 44,6% e 41,7%, respectivamente”.
Redação SuperHiper