Sem desperdício, St. Marche doa 145 toneladas de alimentos

Leia em 2min 20s

A doação é resultado da parceria com a Infineat, software de gestão de produtos

 

 

Para colocar em prática a sua estratégia de combate à fome e geração de economia em alimentos redirecionados, a Infineat buscava novos parceiros comerciais varejistas. Em linha com esse objetivo, o Grupo Marche também procurava uma forma de melhoria em seus processos de gestão para evitar o desperdício e promover a doação de alimentos, com ações ESG mais efetivas e alinhadas com os seus valores. Foram essas metas que conectaram as duas empresas e deram origem à parceria iniciada em agosto de 2021. Depois de 15 meses, os primeiros resultados podem ser comemorados: a doação de 145 toneladas de alimentos próprias para consumo, mas que não poderiam ser comercializados, correspondem a 360 mil refeições.

 

Hoje, a filantech fornece o serviço completo unificado de gestão de desperdício e profissionalização da doação de alimentos para 21 lojas do grupo, quase diariamente, chegando a 20 toneladas geridas por mês e redirecionando o excedente para mais de 10 instituições parceiras.

 

“Práticas como essas são extremamente importantes para minimizar os impactos e reduzir a fome no mundo. Nós, do Grupo Marche, estamos empenhados em continuar buscando soluções cada vez melhores para a sociedade e para o meio ambiente. Acreditamos que essa parceria vai muito além, muitas famílias contam com essa doação e ficamos felizes em contribuir para mudar esse cenário”, ressalta Bernardo Ouro Preto, CEO do Grupo Marche.

 

A parceria com o St. Marche contempla o processo completo de gestão com suporte jurídico, consultoria de processos e treinamentos educacionais às equipes sobre os temas ligados à fome e ao desperdício. Além disso, os envolvidos também são capacitados para o processo operacional implementado, orientados quanto ao local específico para separação e armazenamento para a coleta do dia a dia pela filantech, e para a logística de redirecionamento às instituições parceiras. Faz parte do projeto também, a análise e compilação de todos os resultados e impactos nas estratégias de ESG.

 

Projeção para 2023

 

As empresas estão confiantes quanto às expectativas para 2023. Além da manutenção e evolução dessa parceria, a meta é aumentar a gama de produtos coletados para a doação. São esperadas 250 toneladas de produtos e quase 400 mil refeições complementadas, ou seja, um crescimento de 100%.

 

De acordo com Luciana Lima, engenheira responsável pela área de dados da startup, “a maior evolução para o próximo ano também será a doação de todos os tipos de alimentos aproveitáveis. Atualmente, as categorias de frutas legumes e verduras lideram a redistribuição, com 44,6% e 41,7%, respectivamente”.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Mambo Supermercados faz parceria com plataforma de receitas

O objetivo é possibilitar que os usuários do app comprem os ingredientes da refeição de form...

Veja mais
Rede Supermercadista faz coleta de garrafas de vidro para reciclagem

Em parceria com grupos Seiva e Heineken, as máquinas de reciclagem disponíveis nas lojas GBarbosa e Mercan...

Veja mais
Atacadão inaugura segunda loja em Camaçari, na Bahia

Com a inauguração da loja, a rede amplia sua atuação na região Nordeste e gera 230 em...

Veja mais
“Hora da Faxina”: Prezunic sorteia máquinas de lavar e oferece até 50% de desconto em itens de limpeza

 Promoção acontece até 19 de março nas lojas físicas e via e-commerce   C...

Veja mais
Direito do Consumidor é tema de curso especial na Academia Assaí

Em parceria com o Sebrae, as aulas tem o propósito de capacitar microempreendedores em relação &agr...

Veja mais
Supermercado Do Frade recebe pagamento por biometria facial

Até o final deste mês, todas as operações da rede em Ilhabela, litoral Norte de São Pa...

Veja mais
Supermercados avançam em cozinhas para delivery

Conceito de ghost kitchen ganha força na estratégia de crescimento das empresas do setor     ...

Veja mais
Supermercados Avenida adquire mais uma loja no Oeste Paulista

Essa será a 27ª unidade da rede, que segue em expansão no interior de São Paulo   Mai...

Veja mais
Rede Tonin já está pronta para a Páscoa, inclusive no e-commerce

Empresa reforça o estoque e aposta no aumento das vendas de ovos e barras de chocolate, azeites e bacalhau; tamb&...

Veja mais