Em parceria com grupos Seiva e Heineken, as máquinas de reciclagem disponíveis nas lojas GBarbosa e Mercantil Atacado geram descontos para clientes
De acordo com a Abividro – Associação Brasileira da Indústria de Vitro – apenas 25% das embalagens de vidro colocadas no mercado anualmente são recicladas, o que representa 300 mil toneladas de material. Para contribuir com o aumento dessa porcentagem, a Cenconsud Brasil se uniu ao Grupo Seiva Coleta Reciclagem e à Heineken na coleta de garrafas e embalagens de vidro.
As redes GBarbosa e Mercantil Atacado, na Bahia, receberam máquinas 4R Glass de reciclagem e moagem das garrafas e embalagens de vidro, desenvolvidas pela Seiva para o Programa Volte Sempre da Heineken. Os pontos de descarte em Salvador são as lojas do GBarbosa Iguatemi, Costa Azul e do Shopping Bela Vista. Em Lauro de Freitas, a coleta é realizada nas unidades do Mercantil Atacado e GBarbosa. As garrafas e embalagens trituradas são removidas da máquina, enviadas para as cooperativas recicladoras e retornam para a indústria como novas.
A máquina aceita garrafas de vidro long neck, garrafas de 600ml, litrão, garrafas KS (king size) de 290ml, garrafas de azeite, potes e embalagens de vidro em geral, como copo de requeijão. O equipamento não aceita lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças ou pedaços de vidro e espelho.
“O vidro não reciclado leva até cinco mil anos para se decompor e contamina o meio ambiente. A parceria fomenta o engajamento com a sustentabilidade, o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de nossa agenda ESG, além de gerar descontos em produtos da Heineken para clientes”, comenta Sara Lizi, gerente de Relações com Investidores da Cencosud Brasil.
E o consumidor também ganha: ao depositar as embalagens de vidro na máquina coletora são gerados pontos, que podem ser revertidos em desconto na compra de produtos do portfólio da cervejaria. Cada garrafa ou embalagem de vidro vale R$ 0,10.
Redação SuperHiper