Chinesa Sun Art Retail corta 235 mil toneladas de emissões no último ano fiscal e projeta ser carbono neutra até o final da década.
Por Renato Müller
Considerada pela S&P Global como a empresa mais avançada do varejo alimentar da China nas questões de sustentabilidade, a rede de hipermercados Sun Art Retail pretende neutralizar todas as suas emissões de carbono até o final da década. Para isso, um grande passo realizado pela empresa do Grupo Alibaba foi a redução, em 235 mil toneladas, do volume de emissão de carbono no último ano fiscal, encerrado no fim de março.
O resultado foi conquistado pela expansão de suas práticas de conservação de energia nas lojas e redução dos desperdícios em toda a cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa economizou 50 mil toneladas de carbono com o avanço no uso de energia proveniente de fontes sustentáveis.
O movimento da Sun Art Retail faz parte de uma ação de todo o Alibaba, que pretende se tornar carbono neutro até 2030, antecipando em três décadas o objetivo do governo chinês de alcançar a neutralidade em 2060. O grupo varejista também pretende cortar 1,5 gigatoneladas de emissões de carbono de todo seu ecossistema em 2035.
“No ano passado, a Sun Art Retail continuou avanço em seu desenvolvimento sustentável e melhorou a performance corporativa nos aspectos ESG”, disse a empresa ao publicar seu relatório anual de sustentabilidade.
Com 486 hipermercados, 12 superstores e 84 minimercados de vizinhança em 212 cidades chinesas, a Sun Art Retail já tem quase 200 pontos de venda alimentados com energia de fontes renováveis e ampliou seu uso de energia solar em 17,6% no último ano fiscal. E é possível fazer muito mais, já que apenas 22 lojas contam com painéis solares no telhado e são autossuficientes na geração de energia.
Redação SuperHiper.