Alibaba quer zerar pegada de carbono de seus hipermercados

Leia em 1min 40s

Chinesa Sun Art Retail corta 235 mil toneladas de emissões no último ano fiscal e projeta ser carbono neutra até o final da década.


Por Renato Müller


Considerada pela S&P Global como a empresa mais avançada do varejo alimentar da China nas questões de sustentabilidade, a rede de hipermercados Sun Art Retail pretende neutralizar todas as suas emissões de carbono até o final da década. Para isso, um grande passo realizado pela empresa do Grupo Alibaba foi a redução, em 235 mil toneladas, do volume de emissão de carbono no último ano fiscal, encerrado no fim de março.


O resultado foi conquistado pela expansão de suas práticas de conservação de energia nas lojas e redução dos desperdícios em toda a cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa economizou 50 mil toneladas de carbono com o avanço no uso de energia proveniente de fontes sustentáveis.


O movimento da Sun Art Retail faz parte de uma ação de todo o Alibaba, que pretende se tornar carbono neutro até 2030, antecipando em três décadas o objetivo do governo chinês de alcançar a neutralidade em 2060. O grupo varejista também pretende cortar 1,5 gigatoneladas de emissões de carbono de todo seu ecossistema em 2035.


“No ano passado, a Sun Art Retail continuou avanço em seu desenvolvimento sustentável e melhorou a performance corporativa nos aspectos ESG”, disse a empresa ao publicar seu relatório anual de sustentabilidade.


Com 486 hipermercados, 12 superstores e 84 minimercados de vizinhança em 212 cidades chinesas, a Sun Art Retail já tem quase 200 pontos de venda alimentados com energia de fontes renováveis e ampliou seu uso de energia solar em 17,6% no último ano fiscal. E é possível fazer muito mais, já que apenas 22 lojas contam com painéis solares no telhado e são autossuficientes na geração de energia.


Redação SuperHiper.


Veja também

Supermercados baianos usam inteligência artificial para fidelizar clientes

Aposta na experiência de compras requer tecnologia e inovação para criar ofertas personalizadas aos ...

Veja mais
Rede catarinense prevê abertura de 15 lojas no Rio Grande do Sul

Plano de expansão da Bistek inclui a inauguração de 3 lojas no estado ainda esse ano, e as outras a...

Veja mais
Supermercados e atacarejos digitais tem crescimento de 43% em audiência

Limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas são as categorias mais buscadas nos e-commerces de hiper...

Veja mais
As conquistas do 5G no varejo brasileiro em 1 ano

Tecnologia viabiliza estratégias multicanais para varejo alcançar público mais abrangente e oferece...

Veja mais
Prezunic inaugura segunda loja no Rio em 15 dias

Unidade Tijuca é a 33ª da rede de supermercados carioca. Quinze dias após abrir uma loja em Laranj...

Veja mais
Belo Horizonte vai permitir a entrada de pets nos supermercados

Proposta aprovada em 1° turno na Câmara Municipal da capital mineira define uma série de regras para a ...

Veja mais
Vendas em supermercados devem crescer 5,6% nos EUA

Ambiente econômico se mostra ainda mais desafiador em 2024, com expectativa de alta de apenas 4,2%.   Por R...

Veja mais
Molinis Super Center é reinaugurado em Jacarezinho

Comemorando 30 anos de trajetória, grupo realiza promoção de reinauguração. O Molini...

Veja mais
Dia do Padeiro é celebrado pelas redes de supermercado

Uma das áreas mais procuradas dentro das unidades, as padarias estão em foco nesse 08 de julho, quando se ...

Veja mais