Rede catarinense prevê abertura de 15 lojas no Rio Grande do Sul

Leia em 3min 30s

Plano de expansão da Bistek inclui a inauguração de 3 lojas no estado ainda esse ano, e as outras até 2028, apostando no formato de “proximidade”.


Já está virando rotina a notícia: redes de supermercado de Santa Catarina abrindo ou até comprando unidades no Rio Grande do Sul. Grupo Pereira (atacarejo Fort Atacadista), Passarela (Via Atacadista e loja de bairro) – que assumirá o supermercado da Languiru em Lajeado -, e Althoff Supermercados são três exemplos. Agora é a vez do Bistek, que muitos dizem que se espelha no estilo da Companhia Zaffari, confirmar mais unidades.


O estado do Rio Grande do Sul ocupa espaço importante na estratégia de expansão do Bistek Supermercados, rede que hoje tem 22 lojas em Santa Catarina e duas em solo gaúcho. Ainda no segundo semestre serão inauguradas três novas unidades no estado – duas na capital e uma em Sapiranga, na Grande Porto Alegre. Em 2024, outras duas filiais abrem as portas – em Tramandaí e na região metropolitana. Apenas nessas cinco unidades, os investimentos devem somar R$ 150 milhões. Mas os planos para o estado são mais ambiciosos. Em cinco anos, o objetivo é ter 15 lojas e garantir mais de 3,5 mil empregos diretos. “Testamos nosso modelo no mercado local durante dois anos e meio e tivemos ótima aceitação. Estamos bastante otimistas”, diz o diretor comercial da empresa, Walter Ghislandi.


O modelo escolhido pelo Bistek para crescer é diferente daquele adotado por outras redes. Em vez dos “atacarejos”, a companhia aposta em lojas de vizinhança, com área de vendas que varia entre 1,5 mil metros quadrados e 2,5 mil metros quadrados, e na oferta de itens valorizados pelo consumidor da classe média. A rede se destaca, por exemplo, pelas carnes preparadas em frigorífico próprio, abastecido por produtores selecionados, e pelos setores de padaria, adega e floricultura, com itens trazidos de Holambra, capital nacional das flores. “Já o nosso setor de frutas, verduras e legumes é ‘direto da roça’. Fazemos compras diárias para abastecer as gôndolas”, propagandeia Ghislandi. Segundo ele, a definição do mix de produtos e a opção por lojas localizadas em regiões de grande adensamento populacional permitem ao Bistek tirar proveito de mudanças no perfil de consumo do brasileiro.


“As pessoas ampliaram muito a frequência de idas ao supermercado. Em vez dos ‘ranchos’ mensais, hoje há quem vá diariamente ou até duas vezes ao dia buscar algo que está faltando no armário ou na geladeira de casa. Esse consumidor valoriza o ‘frescor’ que oferecemos em nossas gôndolas”, destaca. Os resultados da primeira loja aberta em Porto Alegre e da filial de Torres, inauguradas em 2020, revelam o acerto da proposta.


“O desempenho dessas unidades foi essencial para nos mostrar que o mercado local aprova nossa forma de trabalhar”, comemora o diretor comercial. Ele acrescenta que é importante garantir que a expansão seja acompanhada pela agilidade no envio de itens como frutas, verduras e legumes para as unidades do Rio Grande do Sul, o que levou a rede a projetar a construção de um novo entreposto de mercadorias no sul catarinense.


A expansão no Rio Grande do Sul ocorre em um momento de otimismo com a recuperação da economia do estado e crescimento nas vendas em toda a rede. “Setores importantes, como o agronegócio e a indústria metalmecânica têm grande potencial e devem voltar a crescer, o que é importante para a economia local, que sempre foi pujante. Queremos acompanhar essa retomada”, prevê o executivo. Ao mesmo tempo, a inflação sob controle e a queda nos preços de itens básicos garantem aumento na capacidade de consumo das famílias e refletem de forma positiva no setor supermercadista.


Em 2023 o Bistek deve ter alta de mais de 17% no volume de vendas em suas lojas. No ano passado a rede teve faturamento de R$ 1,6 bilhão. Além das três unidades em terras gaúchas, em 2023 ainda será aberta nova loja em Balneário Camboriú, no litoral catarinense.


Redação SuperHiper.


Veja também

Supermercados baianos usam inteligência artificial para fidelizar clientes

Aposta na experiência de compras requer tecnologia e inovação para criar ofertas personalizadas aos ...

Veja mais
Alibaba quer zerar pegada de carbono de seus hipermercados

Chinesa Sun Art Retail corta 235 mil toneladas de emissões no último ano fiscal e projeta ser carbono neut...

Veja mais
Supermercados e atacarejos digitais tem crescimento de 43% em audiência

Limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas são as categorias mais buscadas nos e-commerces de hiper...

Veja mais
As conquistas do 5G no varejo brasileiro em 1 ano

Tecnologia viabiliza estratégias multicanais para varejo alcançar público mais abrangente e oferece...

Veja mais
Prezunic inaugura segunda loja no Rio em 15 dias

Unidade Tijuca é a 33ª da rede de supermercados carioca. Quinze dias após abrir uma loja em Laranj...

Veja mais
Belo Horizonte vai permitir a entrada de pets nos supermercados

Proposta aprovada em 1° turno na Câmara Municipal da capital mineira define uma série de regras para a ...

Veja mais
Vendas em supermercados devem crescer 5,6% nos EUA

Ambiente econômico se mostra ainda mais desafiador em 2024, com expectativa de alta de apenas 4,2%.   Por R...

Veja mais
Molinis Super Center é reinaugurado em Jacarezinho

Comemorando 30 anos de trajetória, grupo realiza promoção de reinauguração. O Molini...

Veja mais
Dia do Padeiro é celebrado pelas redes de supermercado

Uma das áreas mais procuradas dentro das unidades, as padarias estão em foco nesse 08 de julho, quando se ...

Veja mais