Rede mineira aposta no crescimento do FoodService

Leia em 3min

Apoio Mineiro prepara operação especial para atender crescimento do setor de food service

 

O mercado de alimentação fora de casa volta a crescer: de acordo com o Instituto Food Service Brasil, o primeiro trimestre de 2023 obteve tráfego análogo de clientes consumindo em restaurantes, com relação ao mesmo período de 2019. Sinal de que o Food Service está em fase de recuperação e de volta ao radar de grandes marcas, como do Apoio Mineiro.

 

“Nossas pesquisas apontam que o setor está carente de uma operação realmente eficiente, que consiga suportar seu crescimento. Focados em ocupar esse espaço, há dez meses demos início a um movimento para nos organizarmos internamente e nos tornarmos a solução completa para esse mercado”, conta Epifânio Parreiras, diretor do Apoio Mineiro, cash & carry do Grupo Supernosso.

 

Segundo ele, o primeiro passo foi a contratação de um consultor, que reavaliou todo o mix de produtos das 20 lojas do Apoio (sendo 19 delas na região metropolitana de Belo Horizonte – RMBH e uma na cidade de Curvelo/MG) e todo o nosso processo de vendas da marca. O primeiro passo foi a definição de público alvo no entorno das lojas, a fim de agregar itens que fossem pertinentes à cada região. Hoje, são mais de 900 itens para atendimento direto e outros quase mil de atendimento amplo, mas pertinentes ao food service.

 

A rede também contratou uma equipe exclusiva para atendimento ao setor. E ainda oferece diferenciais como a possibilidade de atendimento em diversos canais – como o e-commerce; Clique Retire; televendas; o balcão da Ceasa ou por meio dos vendedores exclusivos.

 

Parreiras aponta, ainda, outros benefícios que fortalecem o propósito do Apoio de facilitar o abastecimento de lares e negócios e que são importantes no novo momento do atacarejo. Entre eles o NossoPay, cartão de crédito da marca, que aumenta o poder de compra do cliente, além de ser uma ferramenta bastante eficaz no quesito fidelização.

 

Com o cartão, o cliente pode parcelar sua compra em até 3 vezes sem juros. E, caso esteja comprando produtos dos setores de Bazar e Adega, poderá dividir por até 10 vezes, além de pagar preço de atacado, mesmo para compra de pequenas quantidades e cashback em produtos identificados nas gôndolas. “Só o Apoio tem cashback no atacado e isso é um diferencial significativo para nossos clientes”, destaca Epifânio.

 

Minas é o segundo maior

 

Hoje, o setor de alimentação fora de casa já é responsável por 2,9% do PIB brasileiro, alcançando cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o país e respondendo por quase 80% do faturamento de pequenos e médios negócios no Brasil. E Minas já é o segundo maior em termos de negócios como restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, serviços de buffet, food trucks, serviços de entrega de alimentos (delivery), catering, refeitórios corporativos, hospitais, escolas, entre outros. Operações que podem variar desde estabelecimentos de pequeno porte até grandes redes de restaurantes e franquias.

 

Já o mercado de alimentação (restaurantes e afins) no Brasil, tem por volta de um milhão e trezentos mil estabelecimentos, servindo refeições em diversos momentos da jornada de consumo. Desses, quase 91 mil estão em Minas Gerais, com 22.158 estabelecimentos na RMBH. Aqui, não estão sendo consideradas padarias, que também servem refeições, porém são um mundo à parte dentro do mercado de Food Service.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Grupo Mateus inaugura três lojas simultaneamente na Paraíba

Companhia gera mais de dois mil empregos diretos com unidades em Bayeux e Cabedelo, além da capital João P...

Veja mais
Grupo Mateus vai abrir atacarejo em Caucaia, CE

Essa será a 9ª loja do conglomerado maranhense no estado e vai gerar 300 oportunidades de emprego   E...

Veja mais
Cencosud pode comprar Éxito

Boatos afirmam que a rede, presente na Colômbia desde 2012, sempre alimentou o desejo de comprar a Exito   ...

Veja mais
Carrefour compra lojas francesas de grupo belga

Grupo francês acerta compra dos supermercados Cora e Match por 1 bilhão de euros.   O Carrefour adqu...

Veja mais
Assaí do centro de Guarulhos está com 80% das obras finalizadas

Seguindo seu plano de expansão, atacadista prepara inauguração em local estratégico: uma das...

Veja mais
Como será o setor de supermercados nos próximos 30 anos?

Estudo da dunnhumby indica fatores já presentes hoje que influenciarão desenvolvimento do setor até...

Veja mais
Supermercados baianos usam inteligência artificial para fidelizar clientes

Aposta na experiência de compras requer tecnologia e inovação para criar ofertas personalizadas aos ...

Veja mais
Rede catarinense prevê abertura de 15 lojas no Rio Grande do Sul

Plano de expansão da Bistek inclui a inauguração de 3 lojas no estado ainda esse ano, e as outras a...

Veja mais
Alibaba quer zerar pegada de carbono de seus hipermercados

Chinesa Sun Art Retail corta 235 mil toneladas de emissões no último ano fiscal e projeta ser carbono neut...

Veja mais