Como será o setor de supermercados nos próximos 30 anos?

Leia em 1min 40s

Estudo da dunnhumby indica fatores já presentes hoje que influenciarão desenvolvimento do setor até 2053.


O ano é 2053. Os consumidores continuam vivendo no delicado equilíbrio entre o cuidado com suas finanças pessoais e consumir aquilo que desejam, especialmente quando o assunto são alimentos saudáveis. A Geração Alpha, nascida nas décadas de 2010 e 2020, é maioria no mercado de trabalho e traz consigo características como o uso intensivo de tecnologia, a atenção à sustentabilidade e novas formas de comprar e consumir.


Esse é o cenário projetado pela dunnhumby em seu estudo Grocery 2053: a Data-Driven Gaze into The Future. A empresa identificou tendências atuais de consumo que impactarão os clientes nas próximas décadas para, então, identificar quais varejistas americanos estariam hoje mais alinhados ao que o público irá desejar no futuro.


E quem já está antecipando o futuro dos supermercados? Empresas como Amazon, Lidl e CVS. A primeira pelo uso intensivo de dados, pela oferta de produtos alinhada aos valores dos clientes e pela presença em múltiplos canais de contato. A Lidl pelo foco em maximizar o orçamento dos consumidores e a CVS pela oferta acessível de produtos de saúde e bem-estar.


Segundo a dunnhumby, o chamado Conservadorismo Fiscal (preocupação com a economia e com as finanças de curto e longo prazo) continuarão no centro das decisões de compra dos clientes. Para a empresa, toda a população americana de baixa e média renda terá um futuro com menos segurança – especialmente entre os mais jovens.


Para responder a esse cenário cinzento, o varejo precisará fazer muito mais para conquistar a preferência dos clientes: usar Inteligência Artificial para ajudar o cliente a otimizar seu orçamento, se transformar em uma espécie de assessor financeiro do consumidor e desenvolver formatos de loja de baixo custo baseados em 100% de itens de marca própria.


Redação SuperHiper. 


Veja também

Assaí do centro de Guarulhos está com 80% das obras finalizadas

Seguindo seu plano de expansão, atacadista prepara inauguração em local estratégico: uma das...

Veja mais
Supermercados baianos usam inteligência artificial para fidelizar clientes

Aposta na experiência de compras requer tecnologia e inovação para criar ofertas personalizadas aos ...

Veja mais
Rede catarinense prevê abertura de 15 lojas no Rio Grande do Sul

Plano de expansão da Bistek inclui a inauguração de 3 lojas no estado ainda esse ano, e as outras a...

Veja mais
Alibaba quer zerar pegada de carbono de seus hipermercados

Chinesa Sun Art Retail corta 235 mil toneladas de emissões no último ano fiscal e projeta ser carbono neut...

Veja mais
Supermercados e atacarejos digitais tem crescimento de 43% em audiência

Limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas são as categorias mais buscadas nos e-commerces de hiper...

Veja mais
As conquistas do 5G no varejo brasileiro em 1 ano

Tecnologia viabiliza estratégias multicanais para varejo alcançar público mais abrangente e oferece...

Veja mais
Prezunic inaugura segunda loja no Rio em 15 dias

Unidade Tijuca é a 33ª da rede de supermercados carioca. Quinze dias após abrir uma loja em Laranj...

Veja mais
Belo Horizonte vai permitir a entrada de pets nos supermercados

Proposta aprovada em 1° turno na Câmara Municipal da capital mineira define uma série de regras para a ...

Veja mais
Vendas em supermercados devem crescer 5,6% nos EUA

Ambiente econômico se mostra ainda mais desafiador em 2024, com expectativa de alta de apenas 4,2%.   Por R...

Veja mais