Grupo francês acerta compra dos supermercados Cora e Match por 1 bilhão de euros.
O Carrefour adquiriu as marcas Cora e Match na França, após um acordo com o grupo belga Louis Delhaize por 1,05 bilhão de euros. Esta negociação fortalecerá a posição do grupo francês no varejo alimentar, ampliando sua atuação, e considerado a maior aquisição do grupo francês nos últimos vinte anos.
Segundo a empresa, o negócio realizado tem sinergias em potencial de 110 milhões de euros no resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em até três anos após a conclusão do acordo e também no lucro por ação após o primeiro ano.
As marcas adquiridas pela varejista francesa geraram 5,2 bilhões de euros em vendas em 2022, e possuem 60 hipermercados e 115 supermercados, além de 24 mil funcionários. Sua aquisição permitirá ao Carrefour atingir 22,5% de participação de mercado na França, segundo dados do grupo.
O grupo antecipa que o custo da integração com as duas marcas, incluindo novos investimentos e despesas operacionais, custará em torno de 200 milhões de euros. As lojas adquiridas são estratégicas para a companhia, principalmente no leste e norte da França, onde sua atuação é menor.
Esta foi a maior aquisição do Carrefour em mais de 20 anos, consolidando a sua posição na liderança do setor supermercadista. Com esta transação, as ações do grupo fecharam em alta de 0,82% na Bolsa de Paris.