O mercado varejista brasileiro está passando por mudanças significativas impulsionadas por um novo protagonista: os consumidores com mais de 60 anos, conforme já apontamos em uma matéria publicada esta semana aqui no site da Superhiper. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com essa idade superou o de crianças e representa 15,1% da população total. Para completar, outra pesquisa do instituto mostra que essa faixa etária tem se adaptado cada vez mais ao uso da tecnologia, não só pelos avanços, mas também por causa da mudança de comportamento pós-pandemia: 10 milhões de pessoas nessa faixa etária fizeram a primeira compra pela internet em 2021.
Para Amanda Fernandes, coordenadora comercial da Rede Bom Lugar, os clientes 60+ se destacam, não só pela quantidade, mas também porque frequentam os supermercados com mais frequência. Eles estão sempre de olho nas ofertas e buscam aproveitar toda oportunidade de economia. “Reconhecendo essa tendência, vamos comemorar nosso aniversário de 24 anos com o lançamento do novo aplicativo Clube Bom Lugar, que visa oferecer descontos e ofertas personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Esses consumidores maduros estão se atualizando e aderem aos aplicativos para garantir um preço mais baixo”, explica a coordenadora.
Além disso, uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em conjunto com a AGP Pesquisas, revelou que 86% dos consumidores com 60 anos ou mais são os principais responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em suas residências.
Exemplo disso é a dona de casa Clélia Barazini Pelá, moradora da região de Aparecidinha, em Sorocaba (SP) e cliente assídua da Rede Bom Lugar. “Costumo ir várias vezes na semana, pois todo dia tem uma oferta diferente e eu gosto de aproveitar. Gosto de ter sempre os ingredientes para cozinhar os pratos que minha família gosta. Especialmente, doces para meus netos”. Clélia também ressalta que, além das tecnologias que facilitam a compra, o bom relacionamento com os funcionários da rede, é um diferencial, já que muitos se tornaram amigos.
Aniversário com ofertas e novidades
Durante o mês de agosto, a Rede Bom Lugar celebra aniversário e realiza ações com ofertas semanais e, diariamente, disponibilizará ofertas exclusivas para o aplicativo. “Tanto ofertas com ativação no app, como o preço mais barato direto no app, serão algumas das vantagens. Outra ação especial para este mês será a ampliação do Dia D, que acontecerá todas as quinta e sextas-feiras”, destaca Amanda.
O aplicativo Clube Bom Lugar permite que o cliente acesse descontos, ofertas exclusivas e o encarte digital, crie sua própria lista de compras, acesse informações das lojas e canais digitais, além de receber campanhas e ofertas personalizadas de acordo com seus gostos e preferências.
A especialista comercial da rede, Tariana Victorio Guglielmo, enfatiza que a mudança foi pensada para proporcionar melhores condições aos clientes. “Essa nova plataforma nos possibilita acompanhar a jornada de compra de cada cliente, permitindo segmentá-los para trabalhar ações promocionais personalizadas ao perfil deles. Quando entendemos o comportamento de compra do cliente, nos aproximamos dele, fazendo ofertas com o que ele busca, com o que ele espera”, explica Tariana.
Redação SuperHiper