De 3.500 colaboradores do grupo, 14% tem mais de 50 anos
A busca por uma vaga no mercado de trabalho é um desafio imenso e ainda maior para os profissionais com mais de 50 anos. Porém, na rede de Supermercados São Vicente e no Arena Atacado, este cenário não é a realidade encontrada no escopo do time de Recrutamento e Seleção. A empresa mantém portas abertas e incentiva a contratação de pessoas com mais 50 anos. Dessa forma, o grupo conta com cerca de 14% de colaboradores na faixa dos 50+, um indicador significativo para uma empresa com 3.500 colaboradores em suas 21 lojas, entre supermercados e atacados, nas 11 cidades em que atua.
Como reconhecimento, o grupo São Vicente recebeu, em agosto, o certificado Internacional de Empresa Inclusiva na Contratação de Pessoas 50+, oferecido pelo Age Friendly Institute, dos Estados Unidos, representado no Brasil pela Maturi Jobs, principal referência contra o etarismo no país.
“Atuar com as diversas frentes em diversidade é muito gratificante e desafiador. Há anos mantemos nossas iniciativas fortalecendo as contratações de pessoas +50, e atuando fortemente na retenção desse perfil tão especial de colaboradores. Contratar pessoas +50 e possibilitar complemento de aposentadoria, assistência médica, entre outros benefícios reitera nosso papel social e traz a autoestima para muitos profissionais que já não encontram espaço no mercado de trabalho. E receber essa certificação pelas nossas boas práticas nos fortalece e incentiva a ampliar ainda mais o programa”, afirma a gestora de pessoas e ESG da companhia, Luciana Bueno.
Rosangela Fattore, de 68 anos, há dois anos trabalha no setor de adega no São Vicente. Todos os dias ela pega seu carro e vem disposta a passar o dia indicando rótulos de vinhos e conversando com os clientes sobre o setor. Está aposentada há 10 anos, já trabalhou em outras redes, em diversos setores, mas com os vinhos se encontrou e busca todos os dias deixar seu ambiente de trabalho o mais positivo possível com várias dicas para os clientes.
“Sou enófila, uma estudiosa em vinhos. Acho que as pessoas não podem se deixar envelhecer pelo fato de terem idade. Você trabalhando, você não vê o tempo passar. Meu prazer em trabalhar, sempre evoluindo e sendo útil. Você vendendo um vinho, você favorece o prazer para as pessoas”, comenta a profissional.
Ainda, o diretor presidente da rede, Marcos Cavicchiolli, evidencia a importância de ter equilíbrio no grupo, mesclando a experiência de diversas gerações. “Lutar contra o etarismo e buscar maior diversidade entre nossos colaboradores também é uma busca diária. Seja para os profissionais com mais de 50 anos, ou para os jovens, por meio dos programas de início de carreira. O importante é conseguirmos um equilíbrio geracional entre os nossos colaboradores e incentivar que o nosso ambiente de trabalho seja cada vez mais diverso”, finaliza.
Redação SuperHiper