GPA segue investindo em marcas próprias para fidelizar clientes

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“Hoje, em média, somos cerca de 25% mais baratos do que as marcas líderes buscando chegar em 30%”, declarou o Allan Gate Hock, Diretor de Marcas Exclusivas da empresa

 

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o Diretor de Marcas Exclusivas do Grupo Pão de Açúcar, Allan Gate Hock, celebra o excelente momento em que as marcas próprias da empresa estão passando, comenta quais são as vantagens em oferecer esse tipo de produto aos consumidores, como funciona o processo de seleção desses itens e qual o plano de crescimento para 2024.

 

Segundo Allan, “as marcas próprias desempenham um papel fundamental no aumento da recorrência de clientes, fator essencial para impulsionar o fluxo de consumidores e, como resultado, alavancar as vendas. Além disso, elas também possuem importante papel na fidelização de clientes”.

 

1. Quando o Grupo Pão de Açúcar iniciou com as marcas próprias no mercado varejista?

Fomos pioneiros na criação de marca próprias e estamos nesse ramo desde a década de 70. Nossa estratégia surgiu da necessidade de oferecer produtos de qualidade a preços mais competitivos afim de manter o poder de consumo dos consumidores em épocas de alta inflação.

 

Nossas marcas passam por processos rigorosos de qualidade, semelhantes aos realizados nas grandes indústrias alimentícias. O GPA conta com uma área dedicada a garantir esses processos e faz testes periódicos de qualidade. Os produtos da Marca Qualitá são posicionados para custarem até em média 30% mais barato do que as marcas líderes.

 

É nosso trabalho diário mostrar ao consumidor a qualidade de nossos produtos de marca própria. O principal desafio para que o cliente faça a primeira compra de produtos de marcas exclusivas é o conhecimento e a construção da confiança. Temos um nível de exigência altíssimo para liberarmos um item para venda, com projetos que levam até dois anos para chegarmos ao produto final, para termos certeza da qualidade que queremos oferecer aos nossos clientes. Trabalhamos com consistência para entregar qualidade com preço baixo em todas as nossas marcas.

 

2. Por que a marca Grupo Pão de Açúcar tem bastante aceitação do público?

Hoje, nossas principais marcas são Qualitá, Taeq e Club des Sommeliers. Investimos muito na construção das marcas ao longo do tempo e temos, hoje, Qualitá como uma das marcas de alimentos que mais vende no país atualmente.

 

Recentemente, reposicionamos os preços para oferecer ao cliente a melhor escolha de compra. Junto com esta estratégia reposicionamos os produtos nas gôndolas para estar ao lado do líder da categoria para que o cliente possa facilmente entender a economia que ele terá ao levar um produto de marca própria bem como entender cada vez mais que a qualidade é semelhante a líder. Este ano estamos monitorando todos os produtos para que possamos ofertar ao cliente de forma transversal em todas as categorias produtos de qualidade e entendemos que desta forma teremos recorrência nas compras e consequentemente aumento das vendas.

 

Falando em frequência um dado importante que analisamos é a relação de um cliente que consome o produto na comparação com quem não consome é 2,5x maior, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores que entram nas nossas lojas levam algum produto de marca exclusiva. 6 em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá em sua ida a loja. Esta é a força que a Marca Própria tem atualmente no grupo! As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas.

 

Ao terem o primeiro contato positivo com a marca, os consumidores são estimulados a recompra e a compra de novos itens de diferentes categorias para avaliar qualidade, sabor, etc. Isso quer dizer que, quando o cliente adquire um produto que gosta, isso o faz retornar às nossas lojas e plataformas online onde nossas redes estão presentes, porque sabe que somente encontrará lá essas marcas específicas. A fidelização ocorre uma vez que o cliente, ao provar o produto, entende que não há mais nenhuma vantagem em pagar mais, pois a qualidade do produto é equivalente.

 

3. Sabem que tipo de produto vendem mais?

O sortimento de marcas próprias do GPA, especialmente de Qualitá, que é nossa maior marca em número de produtos e em volume de vendas, permeia quase todas as categorias de maior relevância e aceitação.

 

4. Com os itens de marca própria, quanto % o consumidor economiza?

Hoje, em média, somos cerca de 25% mais baratos do que as marcas líderes buscando chegar em 30%.

 

5. Qual é a estratégia de negócio do Grupo Pão de Açúcar para vender suas marcas próprias?

Para fortalecer a participação das nossas marcas próprias em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e abertos a experimentar novos produtos, desenvolvemos uma estratégia abrangente focada no crescimento e na fidelização que somente as marcas próprias podem proporcionar.

 

No ano passado lançamos 300 novos produtos com alto potencial de vendas, explorando categorias nas quais ainda não estávamos presentes. Além disso, estamos concentrando esforços em consolidar e fortalecer a nossa marca Qualitá, que atualmente lidera com a maior variedade de itens em diversas categorias, abrangendo desde produtos de limpeza até alimentos. Essa abordagem nos permite explorar nichos de mercado e conquistar novos clientes.

 

Considerando que as marcas próprias do GPA já representam 21% das nossas vendas, estamos direcionando nossos esforços para aumentar ainda mais a nossa presença e reputação nesse segmento. Considerando 2023, já registramos um notável crescimento de 15% nas vendas das nossas marcas próprias, e nossa meta é não apenas manter essa tendência crescente, mas também aumentar a visibilidade dessas marcas em nossos pontos de venda.

 

6. Pode nos informar número de faturamento de vendas do ano passado, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Os dados de faturamento da companhia referente a 2023 ainda não foram publicados, mas podemos adiantar que as marcas exclusivas do GPA têm cada vez mais aumentado sua participação nos resultados da companhia e o objetivo é continuar trazendo relevância para nossos produtos.

 

7. E este ano? Qual a expectativa de vendas do Grupo Pão de Açúcar com as marcas próprias?

Para 2024, as marcas próprias entram novamente como um dos projetos estratégicos da companhia. Com isso, vamos continuar acelerando o crescimento das Marcas Próprias dentro do negócio. As marcas próprias desempenham um papel fundamental no aumento da recorrência de clientes, fator essencial para impulsionar o fluxo de consumidores e, como resultado, alavancar as vendas. Além disso, elas também possuem importante papel na fidelização de clientes.

 

Nosso objetivo é crescer e continuar contribuindo para os resultados da companhia como um todo. Não temos uma meta ainda definida de atingimento para os próximos anos, uma vez que queremos que a escolha seja feita pelo cliente, porém, da forma que estamos indo imaginamos chegar em 25% das vendas nos próximos anos.

 

8. Pretendem ampliar os itens de marca própria agora em 2024? Qual o plano de crescimento para este ano?

Certamente. Para 2024, planejamos lançar mais 250 itens.

Para ampliar a participação das vendas das nossas marcas próprias vamos continuar monitorando os produtos atuais para garantir que a Qualidade esteja aderente ao líder de mercado bem como continuar lançando produtos que fidelizam o cliente seja pelo custo vs benefício dele ou seja pela diferenciação dele em relação aos produtos de marca existentes. Este ano, vamos fortalecer nossa marca Qualitá, que representa mais de 90% das vendas das nossas marcas próprias, oferecendo uma gama de produtos presentes em praticamente todas as categorias.

 

Redaçaõ SuperHiper 

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