O ranking integra o relatório InfoMercado e é publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que é o órgão regulamentador do setor no Brasil
Entre os meses de março e dezembro de 2023, o Assaí ocupou a 1ª posição na Categoria de Consumidor Especial com o maior volume de energia contratada via mercado livre, dado publicado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) – órgão regulamentador do setor no Brasil. Já nos primeiros meses do mesmo ano, o Atacadista esteve entre os 10 maiores consumidores.
O indicador, que teve o seu último balanço divulgado referente a dezembro de 2023, integra o relatório InfoMercado e considera as empresas brasileiras que consomem entre 500 e 1.500 kilowatts de energia via mercado livre no âmbito da CCEE, ou seja, energia proveniente de fontes limpas e com menor emissão de carbono.
O sistema de contratação via mercado livre é utilizado pelo Assaí há cerca de três anos e, até dezembro de 2023, 98% do que era consumido pela Companhia tem como origem fontes renováveis, tais como a eólica, solar, biomassa e/ou pequenas hidrelétricas. Além disso, no período, 278 das suas 288 lojas em operação, em todo o Brasil, já integravam o sistema.
O resultado está relacionado a uma sólida estratégia de eficiência energética da empresa que visa a promoção de operações sustentáveis e com o investimento em uma matriz energética cada vez mais limpa, além de estar acompanhada de uma séria de ações que contribuem para a ecoeficiência e gestão do impacto ambiental de todas as suas unidades.