Para Gabriele Vieceli Salvetti, COO da empresa, as mulheres conseguem demonstrar maior habilidade de comunicação, empatia e criam um ambiente inclusivo e inspirador para as demais
Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a COO do Super das Frutas, Gabriele Vieceli Salvetti, contou um pouco sobre a história da rede de supermercados de Santa Catarina que vem se destacando, tanto pelo seu pioneirismo em ser a primeira empresa do ramo a contar com uma equipe formada 100% por mulheres, como também pelo seu mais novo projeto de ensino e educação para os colaboradores de todos os níveis. Trata-se de um aplicativo intuitivo e composto por vídeos curtos capazes de oferecer, aos funcionários, um conteúdo rico e de fácil entendimento.
1. Conte um pouco sobre a história do Super das Frutas…
O início das nossas atividades foi no ano de 1994, fundado pelos meus pais a instalação do comércio de frutas e verduras no centro de Balneário Arroio do Silva – SC. Em 1998 foram realizadas diversas mudanças de estrutura e melhorias no negócio. Em 2007 a família Salvetti começa a operar nas atividades supermercadista e iniciamos as operações em mais setores como Açougue e Congelados.
Em 2015 ocorreu a ampliação da nossa loja matriz e aumento na equipe de colaboradores. Em 2022 inauguramos nossa segunda loja em Balneário Arroio do Silva – SC, sendo o 1º supermercado 100% feminino, com a ideia inovadora de possuir apenas mulheres trabalhando na loja. Atualmente, os dois filhos mais velhos, Lucas Vieceli Salvetti e Gabriele Vieceli Salvetti estão à frente da direção das lojas Super das Frutas.
2. Quantos colaboradores a empresa possui?
Nossas lojas ficam localizadas no litoral catarinense, de março a novembro na baixa temporada possuímos em média 200 colaboradores, e de dezembro a fevereiro na alta temporada nosso quadro aumenta para 280 a 300 colaboradores.
3. Do total de colaboradores, quantas são mulheres?
Atualmente no mês de março/2024 temos no total de 142 colaboradoras mulheres (71%).
4. Quantas mulheres possuem cargos de liderança?
Temos mulheres líderes em diversos setores como: chefe de açougue, fiscais de frente de caixa, encarregada de frente de caixa, encarregada de padaria, conferente de carga, operadora de empilhadeira, subgerente e chefe de loja.
5. Qual a importância da mulher atuando também nos cargos de liderança?
Tanto homens quanto mulheres possuem habilidades únicas que contribuem para a liderança eficaz. Mas em especial as mulheres demonstram fortes habilidades de comunicação, empatia e criam um ambiente inclusivo e inspirador para outras mulheres.
6. Nos fale um pouco sobre o novo projeto de ensino e educação que vocês estão desenvolvendo para os colaboradores… Como surgiu essa ideia?
Atualmente, estamos envolvidos em um projeto emocionante na área da educação do varejo. A ideia surgiu após um incidente que tivemos no forno a lenha de uma de nossas padarias, onde uma das colaboradoras descartou os restos de cinzas de forma inadequada, provocando um princípio de incêndio.
A Faculdade Corporativa Super das Frutas, está alinhada com as necessidades da atualidade, pois reconhecemos que a abordagem tradicional de longas aulas pode não ser a mais eficaz, especialmente em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando informações de forma rápida e dinâmica.
Sendo assim, estamos desenvolvendo um aplicativo simples e de fácil acesso para todos os colaboradores do piso de loja, oferecendo vídeos de poucos minutos de duração, semelhantes ao formato do TikTok, com narrativas concisas e imagens reais das lojas, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e envolvente.
Acreditamos que essa metodologia, baseada em vídeos rápidos e curtos, permite uma captação eficaz do ensino, garantindo que os colaboradores têm todas as chances de atrair e se engajar, contribuindo para o desenvolvimento da educação no ramo supermercadista.
Redação SuperHiper