A rede mineira de supermercados São Jerônimo, com sede em Passos, no Sul do Estado, está "surfando na onda" no aumento do poder de compra dos consumidores. Recentemente a empresa inaugurou a sétima loja, em Alpinópolis, na mesma região, mediante aporte de R$ 1,2 milhão. Além disso, já está prevista a abertura de mais duas unidades no primeiro semestre deste ano, na cidade sede. A informação é do proprietário da rede, Jerônimo Pereira Machado. De acordo com ele, outros R$ 6 milhões serão direcionados para os dois novos estabelecimentos.
Machado disse que a grande aposta da marca para o próximo exercício será o início das vendas pela internet. O modelo está em teste na loja de Alpinópolis e a expectativa é expandir o serviço para todas as lojas. Inicialmente serão comercializados apenas eletrodomésticos mas, futuramente, também serão vendidos produtos de mercearia. "Estamos desenvolvendo um projeto-piloto para aprender a vender pela internet, uma vez que a tendência é de que esse segmento continue crescendo significativamente no Brasil. Em breve as vendas virtuais estarão ocorrendo em todas as nossas lojas", afirmou.
Conforme Machado, a consolidação do aumento do poder de compra dos consumidores está refletindo no desempenho dos negócios. A rede São Jerônimo vai encerrar o ano com faturamento de R$ 40 milhões, o que representa incremento de 16% na comparação com o resultado de 2010. "Além dos consumidores estarem mais dispostos às compras, eles também estão mais exigentes em relação à qualidade dos produtos. Mercadorias de maior valor agregado estão saindo bem mais em relação há dois anos", observou.
Atualmente a rede supermercadista gera 350 empregos diretos e a expectativa é de que pelo menos 80 trabalhadores sejam contratos em 2012, para atender a demanda das duas novas lojas. Machado disse ainda que, por enquanto, não faz parte dos planos da empresa atuar fisicamente fora do Sul de Minas. "Temos, primeiro, um grande mercado a explorar nessa região", disse.
O incremento dos negócios da rede São Jerônimo está na contramão dos números do segmento no Estado. Entre janeiro e outubro de 2011, o setor supermercadista contabilizou retração de 1,27% em relação a igual período de 2010. Os dados são da pesquisa mensal Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Para o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o desaquecimento sentido no setor ao longo de ano passado é conseqüência de um recuo iniciado no fim de 2010, na esteira dos primeiros sinais da crise internacional. De acordo com ele o cenário ainda foi agravado pelo fato de 2011 suceder um período eleitoral, quando a inflação costuma sair do controle.
Veículo: Diário do Comércio - MG