Grupo tem 82 lojas credenciadas e outras 80 solicitações de adesão estão em análise.
A Rede Minipreço de Supermercados, com sede em Viçosa, na Zona da Mata, segue expandindo a atuação em território mineiro. Atualmente, são 82 lojas credenciadas e outras 80 solicitações de adesão já estão na mesa do gestor do grupo, Leonardo Reis. "Teremos de nos esforçar para atender essa demanda no próximo ano. Faremos uma análise criteriosa dos empreendimentos que serão incorporados", disse.
O objetivo da rede é manter pequenos e médios supermercados competitivos, sobretudo em relação aos grandes players, que tem avançado com as fusões e aquisições nos últimos dois anos, inclusive no interior do Estado. "Entendemos que o nosso modelo é a única saída para garantirmos a sobrevivência dos micro e pequenos estabelecimentos nos dias de hoje. Vivemos em um contexto cada vez mais dominado por gigantes", disse.
Conforme Reis, o crescimento significativo da Rede Minipreço nos últimos anos é fruto da percepção dos empresários mineiros de que é preciso unir forças para se manter no mercado. "Quando fica mais evidente que até os megainvestidores estão se unindo, os pequenos se movimentam no sentido de seguir a tendência. um fenômeno que tem desdobramentos no nosso meio", disse.
As 82 lojas Minipreço pulverizadas por Minas Gerais somarão faturamento bruto de R$ 205 milhões em 2011, o que representa incremento de 15% na comparação com o resultado apurado no exercício anterior. A receita bruta média das lojas gira em torno de R$ 210 mil. Os estabelecimento credenciados estão concentrados em 60 municípios, principalmente nas regiões dos Campos das Vertentes e Vale do Aço.
RMBH - Uma das metas para 2012, segundo Reis, é avançar em relação à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Sul de Minas. "Entre as solicitações já recebidas há demandas de muitas lojas dessas regiões, que são nosso foco. No entanto, estamos nos estruturando para dar esse passo importante", disse.
A Rede Minipreço oferece aos associados treinamento tanto para os empresários quanto para funcionários, descontos em compras coletivas, desenvolvimento da área de marketing e promoções comerciais. "Não somos uma associação, somos uma empresa que desenvolve trabalhos importantes para essas lojas", explicou.
De acordo com Reis, o balanço geral é de que 2011 foi positivo para o segmento, sobretudo em decorrência do aumento do poder de compra das classes C e D. O fenômeno já vem, inclusive, mudando o perfil das gôndolas. "Hoje produtos de maior valor agregado estão ganhando mais destaque e a preferência dos consumidores. Iogurtes, queijos especias e leite condensado, por exemplo, saem muito mais do que há dois anos", comparou.
A Minipreço surgiu em 2004 e foi idealizada por Reis, que é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atento ao crescimento do setor supermercadista, ele percebeu que as pequenas lojas enfrentavam muitas dificuldades para se manter no mercado.
O principal motivo já era a concorrência predatória dos gigantes do segmento, que conseguem oferecer preços abaixo do valor de mercado e contam com ações de marketing e publicidade, inviabilizando os negócios das pequenas e médias empresas. No início eram apenas seis estabelecimentos credenciados, em Viçosa.
Veículo: Diário do Comércio - MG