O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comemora incremento de 45,2% nas vendas de 2011 ante o ano anterior ao atingir a marca de R$ 46,594 bilhões em vendas líquidas. Entre os destaques para que o resultado fosse alcançado, o GPA aponta a bandeira Extra Supermercados, para a qual foram convertidas 204 lojas das redes Sendas e CompreBem.
De acordo os executivos da empresa, a rede Extra registra crescimento acentuado sobre as antigas marcas. Outra novidade foi o lançamento do Minimercado Extra, que chegou para substituir o Extra Fácil e ampliar as vendas ao conter uma área maior, voltada para perecíveis e serviços. Apenas no último trimestre, 19 lojas foram convertidas e registram crescimento médio de 15%, além de que 5 foram inauguradas já no novo formato. A bandeira também foi pioneira na realização do evento "Black Friday" em lojas físicas no País, data em que produtos não-alimentares entram em promoção. A iniciativa impulsionou o aumento de vendas em 27,7% no quesito "mesmas lojas", com destaque aos eletroeletrônicos.
No quesito "mesmas lojas", a Globex (holding que envolve os negócios da Casas Bahia e Ponto Frio), viu incremento de 7% em 2011 nas lojas físicas, além de 4,9% no quarto trimestre. Os executivos atribuem o bom rendimento nos negócios à maior demanda por produtos linha branca diante da redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) no final do ano, além da diminuição de preços em categorias como a de vídeo e informática ao longo do ano, que tiveram queda de 10% e 19%.
O varejo eletrônico (e-commerce) registra alta de 34,6% nas vendas brutas do ano, sendo que, apenas no último trimestre de 2011, as vendas pela Internet cresceram 40,4%. Logo em seguida, o maior crescimento é o da Nova Pontocom, de 25,1% ao ano, enquanto o 4º trimestre comemora alta maior, de 31,5%. A rede se viu diante de um aumento de 50% no volume de pedidos durante o mês de dezembro, para o qual precisou reforçar a área de atendimento e as parcerias com transportadoras.
Lançamentos
Engajada nos temas saudabilidade e sustentabilidade, a rede Pão de Açúcar afirma ter aumentado o sortimento com mais de 700 itens orgânicos, além de novidades como ostras in natura. Já o Pão de Açúcar Delivery também tiveram processos reforçados para garantir as entregas em todo o litoral paulista. Trazidas vivas da Fazenda Marinha Atlântico Sul (SC), a novidade pode ser encontrada na peixaria do Pão de Açúcar da grande São Paulo pelo por R$ 1,79 a unidade.
Veículo: DCI