O apetite dos consumidores das classes A e B por produtos e tratamento diferenciado continua movimentando os negócios da rede de supermercados Verdemar. Em dezembro, a empresa inaugurou sua sétima loja na avenida Raja Gabaglia, na região Centro-Sul da Capital, e para este ano o objetivo é aumentar a oferta de serviços à disposição dos clientes.
O novo ponto de venda consumiu investimentos na ordem de R$ 10 milhões e demorou seis meses para ser concluído. A loja, que ocupa 2 mil metros quadrados e mantém 400 colaboradores, irá abrigar dois serviços inéditos na rede.
Conforme o diretor da rede, Alexandre Poni, será instalado na unidade da Raja um espaço para que o cliente consuma yakisobas feitas na hora, seguindo um modelo que já funciona com outros pratos, como grelhados e saladas. A loja será também a primeira a experimentar a adesão ao Yogi Verdemar, marca de iogurtes da rede e a etiqueta de preços eletrônica. Depois da fase de testes, as novidades poderão ser estendidas para outras filiais.
CD - Poni garante que não estão previstas outras aberturas de pontos de vendas para 2012. Segundo ele, o momento é de consolidar a operação da nova unidade e de se concentrar na inauguração do primeiro centro de distribuição (CD) da rede, prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Verdemar está aportando cerca de R$ 10 milhões na estrutura que dará mais conforto às operações da companhia, facilitando o abastecimento dos supermercados.
Hoje, além da unidade na Raja Gabaglia, a empresa está presente na região Centro-Sul, no bairro São Pedro (duas lojas), Sion e no Shopping Diamond Mall. Há ainda operações no Buritis (região Oeste) e no Jardim Canadá. Ao todo, a firma mantém 2.700 funcionários.
A meta para 2012 é repetir o índice de crescimento obtido no ano passado, quando o faturamento foi 20% maior do que em 2010. A receita não foi revelada. E, apesar do desaquecimento já sentido na economia brasileira em função da crise mundial, o diretor garante que não há motivos para pessimismo. Os negócios no Verdemar seguem acelerados e Poni reforça que a decisão de não investir em outras aberturas de lojas em 2012 não tem relação com as incertezas sobre como o país reagirá às turbulências globais.
Porém, ele prefere não fazer planos de longo prazo. Embora não descarte completamente a hipótese, o executivo afirma que, por enquanto, a firma não considera expandir seus negócios para fora da RMBH. Isso devido ao desafio de manter padronizada a operação tida como diferenciada pelo mercado.
Veículo: Diário do Comércio - MG