A varejista chilena Cencosud, que comprou a rede carioca de supermercados Prezunic em novembro de 2011, planeja aumentar o capital em até US$ 1,5 bilhão, segundo informações do jornal La Tercera, citando fontes próximas à companhia. Conforme apontava o periódico, caso ocorra esta estratégia o aumento de capital poderá justamente ser usado para financiar investimentos, além de pagar alguma dívida. A ação poderá ser realizada em março, de acordo com o jornal.
Terceira maior varejista na América Latina, após a Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) e o Walmart, a Cencosud quer investir US$ 2,3 bilhões durante os próximos dois anos. A empresa é proprietária e opera os supermercados Jumbo e Santa Isabel, as lojas de departamento Paris, as lojas Easy e inúmeros shopping no Chile. A empresa também tem operações na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Peru. As informações são da Dow Jones.
Uma das alternativas de investimento no Brasil é a aquisição de redes médias, que registram maior rotatividade no setor supermercadista. Segundo Claudio Felisoni, professor do Programa de Administração de Varejo (Provar), novos grupos têm aparecido com força nesse mercado diante dos índices de crescimento. "As operações médias gradativamente chamam a atenção das maiores. Até mesmo empresas que pareciam acomodadas como Bretas e Prezunic começam a ser agregadas", aponta.
Com a aquisição da Prezunic, a Cencosud, que aparece no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) sob o nome de GBarbosa, deve registrar no ranking 2012 um faturamento na casa dos R$ 6 bilhões.
Veículo: DCI