A gestora de recursos Vinci Partners, com participação em negócios como Burger King Brasil e Inbrands, fechou acordo para aquisição do controle de 40% da Le Biscuit, varejista de material escolar, artigos de decoração, brinquedos e utilidades para o lar, com sede em Salvador, na Bahia.
Pelo contrato assinado na sexta-feira, após seis meses de negociações, trata-se de um investimento realizado por meio do fundo Vinci Capital Partners II, e os recursos devem ser aplicados no projeto de expansão da rede no país, incluindo São Paulo. Fundada há 44 anos, a Le Biscuit tem 20 lojas e é controlada pela família Sant'Anna. Em 2011, faturou R$ 195 milhões, com crescimento de 43% em relação a 2010 - ano em que a rede já havia registrado expansão de 35%. A meta é aumentar o faturamento em 50% neste ano.
Do valor total a ser aplicado no negócio com a venda de 40% do controle, estima-se que entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões deverão ser investidos, basicamente, na abertura de lojas e em um novo centro de distribuição, em Campinas (SP). Os recursos não serão usados para reduzir nível de endividamento, considerado baixo.
"Nós estamos fechando esse negócio para crescermos mais rápido", disse Álvaro Sant'Anna, presidente da Le Biscuit. "Entre 2010 e 2011, decidimos que era preciso buscar apoio se quiséssemos crescer. Tínhamos mais propostas de aberturas de lojas do que poderíamos dar conta. Na busca de parceiros, analisamos projetos de três grandes fundos ", afirmou. "Não queríamos quem pagasse mais. Buscávamos um parceiro que fizesse sentido para a gente", explicou Sant'Anna, que deve continuar na presidência da rede varejista.
Entre os membros da família, apenas Álvaro continua na empresa - o processo de profissionalização começou em 2006. No conselho de administração criado com a entrada da Vinci, a família fundadora da cadeia terá três membros e a gestora, dois membros. A Vinci não planeja fazer alterações no corpo de diretores da rede, com seis executivos. Além disso, a principio, a hipótese de abertura de capital da empresa, como possibilidade de saída do investimento, não está sendo analisada.
Este é o quinto investimento da Vinci na área de varejo e serviços - a gestora ainda tem participação, com recursos próprios e de clientes, na Equatorial Energia, Unidas, Burger King Brasil e InBrands. Em relação aos outros negócios do setor, no entanto, essa é uma parceria de menor porte por parte da gestora, liderada por Gilberto Sayão, ex-controlador do Pactual.
"Nós estamos buscando operações com alto potencial de crescimento, e não necessariamento de grande porte", disse Alessandro Horta, sócio da Vinci Partners. "Achar negócios bem estruturados na área de varejo no país e ainda com perspectivas de ganhos elevados não é tão fácil quanto parece. É isso que nos interessa".
Pelo plano de crescimento desenhado para a varejista, após a entrada de gestora no negócio, estão previstas a abertura de pelo menos 12 lojas no país em 2012. Outros oito pontos estão em fase de negociação, o que pode levar a um total de 20 inaugurações no ano. Se esse número for atingido, a Le Biscuit terá dobrado de tamanho, em número total de lojas no Brasil.
Desse número previsto inicialmente, de 12 novas lojas, a metade deve ser aberta no Estado de São Paulo. Dentro desses seis pontos, dois a três devem ser abertos na cidade de São Paulo - a empresa tem apenas um ponto na capital paulista e o restante das lojas estão no Nordeste. O foco de atuação da empresa será nas regiões onde já atua. Rio de Janeiro deve ficar para um segundo momento. Também é prioridade a abertura de um novo CD na cidade de Campinas (SP), para atender São Paulo, e que deverá ter a operação terceirizada.
Veículo: Valor Econômico