Apesar de não divulgar o valor que será investido ao longo deste ano, a Viavarejo - novo nome adotado pela Globex, holding de todas as marcas que envolvem o Grupo Pão de Açúcar - informou na última semana que as marcas Pontofrio.com e Casas Bahia receberão investimentos em abertura de novas lojas.
Isso acontece, dois anos após a Ponto Frio fechar 58 lojas, diminuindo de 506 para 401 as unidades em operação, período em que a queda nas vendas foram as responsáveis pela diminuição da rede. Em 2011, a Pontofrio, voltada para um público de classe A, abriu 6 novas lojas, enquanto a Casas Bahia, com foco em um público com maior poder aquisitivo ter ganhado 20 novas unidades.
A empresa estima que até o final deste ano, as duas redes varejistas de eletroeletrônicos inaugurem 60 novas lojas, divididas entre as bandeiras: Casas Bahia, Pontofrio e Nova Pontocom. Ainda segundo a Viavarejo, o crescimento terá investimento menor que os R$ 153 milhões de 2011, quando foi necessário desembolso do montante para o processo de integração entre as empresas. No acumulado dos doze meses, as vendas brutas e líquidas de ambas operações foram de R$ 24 e R$ 21 bilhões, respectivamente.
Na divulgação dos resultados financeiros referentes a 2011, a recuperação da Pontofrio foi considerável, tanto que o tíquete médio da rede foi 20,4% maior que o igual período de 2010, passando de R$ 438 para R$ 527,50. A Viavarejo, ao somar as operações das duas redes varejistas mais as operações de e-commerce, obteve lucro líquido de R$ 103,9 milhões no ano passado.
Para este ano, o presidente da Viavarejo Rafael Klein, estima que a casa semana, a população ganhe uma nova loja das redes dentro de um novo conceito, em especial as unidades do Pontofrio.
"A cada semana, a Viavarejo vai inuagurar uma nova loja que pode ser nas principais regiões do País", diz.
Veículo: DCI