Receita cresce mais no interior

Leia em 1min 30s

O faturamento dos supermercados do interior cresceu mais do que o registrado pelos estabelecimentos localizados nas capitais, de acordo com estudo da consultoria Nielsen. As vendas nas cidades médias e pequenas cresceram 13,3% no ano passado. Nas capitais, a expansão foi de 7,8%. Com isso, as cidades maiores vêm perdendo participação no Índice de Potencial de Consumo (IPC), que passou de 35% para 33% entre 2010 e 2011. Na outra ponta, cidades interioranas abocanham fatia maior do faturamento total do setor, com participação de 48%.
 
Na divisão por localidades, o destaque nas vendas das cidades do interior ficou com a Região Centro-Oeste, que apresentou expansão de 25%, seguida da região Sudeste, com 16,1% entre 2010 e 2011. "Há uma desconcentração do consumo nas capitais e um crescimento mais acelerado nas pequenas e médias cidades. Esse fenômeno já vinha ocorrendo, mas no ano passado ficou mais evidente", afirma Mariana Andrade, analista de mercado da Nielsen. A pesquisa também mostrou que houve avanço de 13% no número de novos supermercados no interior paulista, ante expansão de 8% nas capitais.
 
Oportunidades – A analista da Nielsen chama a atenção para as oportunidades de negócios nas cidades menores, onde o consumo está mais acelerado em decorrência de aumento do crescimento demográfico, mais investimentos do setor privado, industrialização e maior geração de empregos nessas localidades. "É hora de as grandes cadeias de varejo, ainda concentradas nas capitais, olharem o interior de outra forma."
 
A pesquisa também mostrou tratar-se de um crescimento de consumo qualitativo. Ou seja, os moradores das cidades menores começam a optar por categorias de produtos mais sofisticados.
 
Destacam-se as vendas de pratos semiprontos, molhos especiais, sorvetes, queijos cremosos, geleias e cereais em barra. O estudo foi apresentado nesta semana durante a Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que terminou ontem.



Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Integração entre redes aumenta ganhos do Grupo Pão de Açúcar

Lucro da companhia cresce 25% no primeiro trimestre de 2012Impulsionado pela integração entre as redes Cas...

Veja mais
Resultado do Pão de Açúcar surpreende ao crescer 25,8%

Líder no varejo brasileiro, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) conseguiu aumentar em 25,8% seu fatu...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar

O grupo Pão de Açúcar fechou o primeiro trimestre com lucro líquido consolidada de R$ 167 mi...

Veja mais
Supermercados faturam 5,4% do PIB do País

Os bons resultados do setor supermercadista, que em 2011 faturou R$ 224,3 bilhões – o equivalente a 5,4% do...

Veja mais
Extra aposta nos smartphones

O Extra afirma que cresceu as vendas de smartphones em suas lojas têm crescido acima dos índices de mercado...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar, dono da rede Extra, aposta em promoção para o Dias das Mães

O Extra realiza amanhã uma promoção para o Dia das Mães com descontos de até 50% nos ...

Veja mais
Rede Extra faz promoção com descontos de 50%

Para atrair clientes e antecipar as compras de Dia das Mães, o Extra faz hoje a promoção Alerta Ver...

Veja mais
Rede de Sertãozinho assume hipermercado de Araraquara

A rede de hipermercados Patrezão, em Araraquara, interior de São Paulo, anunciou, no início da sema...

Veja mais
Mercados descumprem acordo e distribuem sacolas

Amanhã, o acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a Fundação Proc...

Veja mais