Faturamento cresceu 7% em Minas, diz a Amis

Leia em 2min 10s

Páscoa favoreceu supermercados.

Favorecidos pelo reajuste do salário mínimo, ocorrido em janeiro, pelas vendas da Páscoa e pela redução da taxa de juros, o faturamento dos supermercados mineiros registrou crescimento de 7,02% nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao primeiro quadrimestre de 2011. Em abril, mês de referência da pesquisa, frente ao mesmo mês do ano passado, o desempenho foi de alta de 2,13%. Os dados foram divulgados ontem pelo "Termômetro de Vendas", pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todo o Estado. Na comparação de abril com março deste ano, o resultado, porém, ficou negativo em 3,04%. Os números já estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A entidade já havia previsto que as vendas cresceriam no patamar de 4,5% em abril sobre igual mês de 2011, mantendo o mesmo ritmo observado em março. Segundo o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o desempenho em abril foi favorecido por dois fatores: efeito calendário (30 dias contra 29 em fevereiro) e pelas vendas de itens relacionados à Páscoa, comemorada na primeira semana de abril. No ano passado, o feriado foi celebrado no final de abril.

A expectativa, de acordo com ele, é que a queda dos juros e as medidas anunciadas pelo governo para estimular o consumo interno reflitam em vendas maiores no segundo semestre. Apesar disso, ele não descarta uma pequena desaceleração, devido aos reflexos do cenário econômico externo. "Os preços das commodities minerais e agrícolas dependem da economia do exterior. Com certeza, devem ter alta no decorrer do ano", prevê.

A pesquisa ainda apontou que o pior desempenho do Estado foi registrado na região Central de Minas, onde a queda das vendas foi de 5,77%, seguido pelo Sul, com recuo de 2,16%. Quase todas as regiões tiveram retração. Na maioria delas, as vendas caíram em relação ao mesmo período do ano passado. Na Zona da Mata, por exemplo, as vendas foram 1,85% menores, seguida pelo Vale do Rio Doce (-0,54%), Triângulo Mineiro (-0,11%), Sul de Minas (-2,16%). A exceção ficou com Centro-Oeste, que apresentou alta de 0,79%.

Brasil - Entretanto, dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelam que as vendas do setor acumulam crescimento de 6,08% no Brasil no primeiro quadrimestre de 2012. No mês de abril em relação ao mesmo mês do ano passado, o desempenho foi positivo em 0,19%. Já na comparação com março, o resultado ficou negativo em 2%. Números também já estão deflacionados pelo IPCA do IBGE.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Marcas próprias ganham as gôndolas

Participação no mercado subiu para 4,9% e faturamento teve alta de 10,8% no ano passado frente 2010.Elas c...

Veja mais
Savegnago cresce com o consumo de alimentos e projeta ter 31 lojas

O crescimento da massa salarial tem ajudado a manter as vendas do varejo alimentar em um patamar satisfatório. As...

Veja mais
Redes menores devem unir forças contra a concorrência

Tudo indica que este ano a tendência será de uma mudança no cenário supermercadista, em que a...

Veja mais
Walmart foca em linha exclusiva

A Sanrio, licenciadora da Hello Kitty, desenvolveu peças exclusivas da personagem para o Walmart com itens entre ...

Veja mais
Walmart cria hotsite para o Dia dos Namorados e prevê aumento de 60% nas vendas

O Walmart criou um hotsite para incrementar as vendas do Dia dos Namorados. No endereço eletrônico os consu...

Veja mais
Atacados médios crescem com a demanda por lojas de vizinhança

  Cada vez mais o varejo vivencia o crescimento dos atacados médios na esteira da melhoria na renda de cons...

Veja mais
Associação de mercadinhos aumenta vendas em até 8%

Em parceria com Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, comerciantes limoeirenses criaram suas próprias red...

Veja mais
Atacado distribuidor cresce 2,2% em 2011

O segmento atacadista distribuidor faturou R$ 164,5 bilhões em 2011, alta real de 2,2% em relação a...

Veja mais
Atacadão investe mais em Araraquara

O Atacadão Distribuição Comércio e Indústria, do grupo Carrefour, investirá R$...

Veja mais