Empresa de Diamantina aposta no atendimento e na profissionalização.
A união entre atendimento personalizado e gestão profissional é apontada pela direção do Cordeiro Supermercados como base para o crescimento registrado pela empresa. Criada em 1992 em Diamantina (Vale do Jequitinhonha) como uma pequena mercearia, a empresa faz 20 anos com duas unidades naquela cidade, uma em Pirapora (Norte do Estado) e outra em Curvelo (região Central). E quer crescer mais.
Segundo o diretor de Gestão, Carlos Eduardo Figueredo, mais do que preços baixos, a população exige bom atendimento. "Trabalhamos em uma região de extremos econômicos e não fazemos distinção de público. Para atender a todos, acreditamos na necessidade de gerar conforto e comodidade. Além do mix com mais de 13 mil itens, nos preocupamos em deixar os preços bem expostos. E oferecemos serviços agregados, como padaria e hortifrutigranjeiros, entrega em domicílio e embaladores nos caixas, entre outros. Devemos lembrar que a população está envelhecendo e que essas pessoas precisam - e merecem - uma atenção especial", explica Figueredo.
O próximo passo do grupo é a construção de um centro de distribuição (CD) em Curvelo, para centralizar as operações e a administração, até o fim de 2013. A opção pela cidade se deu pela localização geográfica. Situada na região Central do Estado, ela oferece facilidades quanto à logística, que favorecem os planos de crescimento da empresa. A ideia é que, a partir do ano que vem, a Cordeiro alcance novas cidades entre 60 mil e 70 mil habitantes, inseridas no perímetro delimitado pelo triângulo formado pelos três municípios onde já atua.
Mão de obra - Com 580 funcionários, o investimento para retenção e capacitação da mão de obra é intenso. "Para garantir o atendimento como diferencial, temos que investir pesado na mão de obra. Além de um pacote de benefícios e treinamento constante, temos como política a valorização da ‘prata da casa’. Preparamos um plano de carreira para os nossos funcionários e queremos que eles cresçam conosco", afirma o diretor.
Há cerca de 14 meses, a ordem dentro da empresa é a reorganização. Para que a sucessão seja feita sem traumas, garantindo o crescimento, a segunda geração já está sendo preparada em um modelo de gestão profissionalizada. Além da consultoria feita pela Análise Estratégica, especializada em estruturação de negócios, o supermercado contratou executivos de mercado e já deu início a um longo processo de modernização corporativa.
Segundo o diretor da Análise Estratégica, Márcio Horta, a reestruturação é um projeto que demanda envolvimento e transparência. "Toda ação como essa exige uma comunicação eficiente, para que não gere falsas expectativas ou temor nos funcionários. O trabalho da consultoria é lapidar o conhecimento e a competência que já existem na empresa", explica Horta.
Veículo: Diário do Comércio - MG