Walmart vai a R$ 1,5 bi em vendas no site

Leia em 2min

Quatro anos após entrar em operação no país, o site de comércio eletrônico do Walmart no Brasil deve chegar a um faturamento bruto de R$ 1,5 bilhão neste ano, apurou o Valor com fontes ligadas à empresa. Dessa forma, a operação de comércio eletrônico da varejista deve ficar no grupo das cinco maiores do país neste ano.

Análises internas da companhia coloca o site na quarta posição do ranking geral do setor estimado para este ano, ocupado pelas empresas B2W (Submarino, Americanas.com, Shoptime, entre outros) Nova Pontocom (Casas Bahia e Ponto Frio), Compra Fácil e Magazine Luiza, nesta ordem. Em 2011, o site do Magazine Luiza vendeu R$ 820 milhões, alta de 44% em relação ao ano anterior. Se, numa análise otimista, a rede repetir essa taxa em 2012 (a empresa não faz previsões), terá faturado R$ 1,2 bilhão em sua operação de comércio eletrônico em 2012 - abaixo do valor previsto pelo Walmart.

Líder do setor e atravessando uma delicada fase desde o ano passado, a B2W apurou receita bruta de R$ 4,7 bilhões em 2011, seguida cada vez mais de perto pela Nova Pontocom, com R$ 3,5 bilhões em vendas no ano passado, e Compra Fácil, site com vendas estimadas de R$ 2 bilhões neste ano.

Para ganhar mercado nos últimos anos, o site do Walmart - que opera dentro da política comercial do "preço baixo todo dia", existente nas lojas tradicionais - tem adotado postura agressiva em promoções desde que foi criado, em 2008. Pesquisas de preços de empresas como Buscapé e Bondfaro têm mostrado, frequentemente, a empresa no grupo dos sites com preços mais combativos. No mês passado, as vendas do site cresceram 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa questão ligada às promoções mais agressivas no segmento e a chegada da operação da americana Amazon, no país neste ano, têm pautado as discussões no mercado hoje. A guerra de preços atingiu níveis elevados a ponto de a Nova Pontocom, dias atrás, ter comunicado ao setor a adoção de uma nova postura.

O comando da Nova Pontocom informou, no fim de julho, que iria abrir mão de vendas para proteger rentabilidade, evitando entrar numa batalha de preços com a concorrência. "Estamos fazendo escolhas, de gerar caixa e ter lucro. Então vamos abrir mão um pouquinho do crescimento de vendas temporariamente", disse na época Gérman Quiroga, presidente-executivo da Nova Pontocom.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Viavarejo anuncia abertura de lojas em Goiás e Bahia

A empresa Viavarejo, holding que administra duas das maiores bandeiras do comércio brasileiro, a Casas Bahia e o ...

Veja mais
Abilio dá passo que garante saída do Pão de Açúcar

Venda de ações dá controle ao Casino; empresário ganha direito de sair do grupo em 2014, cas...

Veja mais
Abilio Diniz confirma controle do Casino

O empresário Abilio Diniz informou ontem ao grupo francês Casino que irá exercer a sua primeira op&c...

Veja mais
Abilio dá o primeiro passo para sua saída do Pão de Açúcar

Empresário venderá 2,4% das ações ao Casino, que agora terá controle societári...

Veja mais
Varejo expandido

A Viavarejo, holding que abrange as marcas Casas Bahia e Pontofrio, vai expandir a presença da Casas Bahia no Nor...

Veja mais
Pão de Açúcar completa 64 anos

A rede de supermercados Pão de Açúcar comemora este mês seu 64ª aniversário, com ...

Veja mais
Walmart aposta no Dia dos Pais

O Walmart prevê um crescimento de 60% no Dia dos Pais, com relação ao mesmo período de 2011, ...

Veja mais
Pontofrio foca produtos hi-tech para o Dia do Pais

De olho na primeira data sazonal do segundo semestre, o Pontofrio lançou, neste fim de semana, a campanha TecnoSh...

Veja mais
GPA é premiado no BR Retail

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi o mais premiado na segunda edição do encontro BR Reta...

Veja mais