Inaugurações tentam dar impulso às vendas natalinas

Leia em 1min

Em geral, as grandes varejistas preferem realizar as inaugurações na segunda metade do ano, como uma espécie de chamariz para as vendas relacionadas ao Natal, melhor data para o varejo brasileiro. Nesse sentido, Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, que controla Ponto Frio e Casas Bahia, conta que a companhia decidiu antecipar seu calendário de inaugurações para evitar a abertura de lojas nos últimos meses do ano.

"Antes, as inaugurações se concentravam no segundo semestre, mas estamos tentando executar os projetos ao longo do ano. Como as novas lojas levam algum tempo para apresentar resultados se não forem inauguradas até novembro, no máximo, deixamos para o ano seguinte", explica Pestana.

Michel Cutait, diretor da consultoria Make it Work, lembra que na virada de 2008 para 2009 houve um adiamento de projetos de novos shoppings por causa do cenário de crise. No entanto, o setor voltou a deslanchar no ano passado, com os bons níveis de emprego e renda da população impulsionando as vendas dos lojistas.

O bom momento do varejo ainda reduziu a vacância dos espaços para locação nos shoppings a índices em torno de 2%, uma baixa recorde, o que fomentou os investimentos em novos projetos.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Tempo de mudanças

O Casino iniciará uma fase de reformulação na governança e administração do P&...

Veja mais
Casino assume controle do GPA e negocia com Abilio Diniz

Sete anos após o início das negociações para a transferência do controle do Grupo P&at...

Veja mais
Viavarejo chega a 31 lojas em Goiás, com abertura de duas unidades em Luziânia

A Viavarejo, holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio, inaugura amanhã duas novas filiais na cidade d...

Veja mais
Diniz vende 2,4% das ações para o Casino

Grupo francês pagou US$ 10,5 milhões por papéis da Wilkes, controladora do Pão de Aç&u...

Veja mais
Casino assume o Pão de Açúcar

Empresário Abilio Diniz vendeu ações com direito a voto e entregou, desta forma, o controle da rede...

Veja mais
Cooperativas gaúchas criam rede de 30 lojas

Duas das mais tradicionais cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul - a Cotrijuí, de Ijuí, e...

Veja mais
Carrefour está diante de uma pergunta de € 3 bilhões

O Carrefour, a segunda maior varejista do mundo, poderá ter de captar não menos que € 3 bilhõe...

Veja mais
Leo Burnett atenderá Carrefour

O Carrefour Brasil anuncia  a contratação da Leo Burnett Tailor Made como sua nova agência de p...

Veja mais
Carrefour pode abrir capital no Brasil e levantar caixa para recuperação

Venda de ativos e listagem na bolsa devem ajudar varejista a arrecadar € 3 bilhões para plano de revitaliza&...

Veja mais