Carrefour pode abrir capital no Brasil e levantar caixa para recuperação

Leia em 2min 50s

Venda de ativos e listagem na bolsa devem ajudar varejista a arrecadar € 3 bilhões para plano de revitalização



O Carrefour, segundamaior rede de varejo do mundo, pode ter que levantar ¤ 3 bilhões para financiar um plano de revitalização de seus hipermercados europeus, mas as finanças apertadas e a difícil situação econômica da região deixam o novo presidente do grupo diante de escolhas difíceis.

Depois de ter saído da Grécia em junho, o Carrefour poderia deixar mais países considerados não-estratégicos, como Turquia, Indonésia e Polônia para liberar caixa.

Mas em tempos difíceis, as vendas dos ativos podem demorar muito, o que pode fazer com que o presidente-executivo, Georges Plassat, considere soluções alternativas para financiar uma recuperação, como listar parcialmente em bolsa seus negócios em mercados emergentes, no caso, na América Latina, que tem em São Paulo a bolsa de maior valor. “Reestruturar o grupo será um processo extremamente desafiador e caro”, disse o analista da Natixis Pierre-Edouard Boudot à Reuters. Representantes da rede francesa não comentaram o assunto.

Nos últimos anos, o Carrefour abandonou vários países, incluindo Japão, México, Rússia e Tailândia. Mas Plassat deixou claro que o Carrefour continuará no Brasil e China. Analistas ouvidos pela Reuters, no entanto, mas analistas esperam saídas da Indonésia, Turquia, Polônia, Romênia, Malásia, Taiwan e Cingapura, que podem gerar entre ¤ 1 bilhão e ¤ 3 bilhões em recursos. “O Carrefour pode vender ativos não estratégicos e baixa performance por mais de ¤ 1,3 bilhão, enquanto a listagem em bolsa de participação de 25% do Carrefour Brasil pode permitir ao grupo levantar ¤ 1,2 bilhão de euros”, disseram analistas do Barclays em relatório.

Um aumento de capital é considerado como improvável, dado o baixo preço da ação do Carrefour, mas se as opções de venda de ativos e de oferta pública inicial de ações demorarem muito, pode representar uma alternativa para levantar recursos rapidamente, disseram analistas.

O desafio de Plassat

Plassat assumiu em maio a tarefa de reverter os anos de performance ruim nos mercados europeus do Carrefour. A expectativa é que ele detalhe seu plano de recuperação em 30 de agosto, junto com os resultados do primeiro semestre.

O veterano do varejo disse que precisa de três anos para recuperar o Carrefour, cujos desafios incluem interromper queda na participação de mercado na França, que responde por 43% das vendas, reduzir dívidas e enfrentar um clima econômico difícil na Itália e na Espanha, que representam pouco menos de 20% das receitas.

A chegada de Plassat levantou esperanças de que o formato de hipermercados do Carrefour, que tem sido afetado pelas lojas especializadas e vendas online, irá sobreviver. Desde 12 de julho, quando o Carrefour desafiou receios dos investidores sobre um eventual novo alerta de resultado, dizendo que estava confortável com o consenso do mercado para o lucro operacional em 2012, a ação do grupo subiu 26%, acima dos ganhos de 9,5% do setor na Europa.

O Carrefour queimou muito caixa no ano passado, com aumento do investimento em 27% e lucro despencando 19%. O fluxo de caixa livre afundou para ¤ 77 milhões ante ¤ 839 milhões em 2010, o que deixou a empresa com dívida de cerca de ¤ 7 bilhões no final do ano.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Grandes redes devem abrir quase 400 lojas até o Natal

Num momento em que a economia começa a dar sinais de uma possível retomada neste segundo semestre, as maio...

Veja mais
Orgânico a preço de banana

Novo supermercado promete vender de sabão a vinho produzidos de forma ética sem cobrar os olhos da caraUm ...

Veja mais
Com foco nas classes C e D, rede Lopes deve crescer 20%

Com foco nas classes sociais C e D, e faturamento bruto anual de quase R$ 620 milhões, a rede varejista Lopes Sup...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar prevê crescer mais rápido

Maior rede varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar tem ritmo maior de crescimento nas venda...

Veja mais
Extra inaugura loja em Taubaté

A rede de supermercados Extra acaba de inaugurar a sua primeira loja em Taubaté (SP). Essa é a quarta unid...

Veja mais
Desempenho do Pão de Açúcar deve melhorar

O Grupo Pão de Açúcar começou a apurar no atual trimestre uma retomada do ritmo de vendas&nb...

Veja mais
Setor sentiu perda pois esperava crescer mais

A diretora presidente da rede Magazine Luiza, Luiza Trajano, comentou ontem, em evento em São Paulo, as dificulda...

Veja mais
Walmart tem prejuízo no Brasil e revê expansão

Em processo de reestruturação no Brasil, o comando do Walmart informou ontem que registrou um "leve" preju...

Veja mais
Grupo Muffato investe em novo formato de loja em Maringá

Loja de Autosserviço trará novidades e fomentará a economia da cidade  A rede de supermerca...

Veja mais