Com foco nas classes C e D, rede Lopes deve crescer 20%

Leia em 3min 40s

Com foco nas classes sociais C e D, e faturamento bruto anual de quase R$ 620 milhões, a rede varejista Lopes Supermercados soma atualmente 25 unidades e aposta no interior paulista para crescer. A empresa acaba de inaugurar uma loja de 845 metros quadrados em Osasco, no bairro Jardim D'Abril, e pretende abrir mais uma unidade, na cidade de Barueri. Hoje com cerca de 3.000 funcionários, a empresa afirma já ter iniciado as negociações sazonais de final de ano, quando prevê crescer ao menos 20% nas vendas ante igual período de 2011.

Com um formato de supermercado com foco nos departamentos alimentares e perecíveis, a marca tem lojas em Guarulhos, São Paulo (Itaquera, Campo Limpo e Vila Piauí), Embu das Artes, Carapicuíba, Jandira, Osasco e Itapevi. "Também existem planos de expansão e reformas em mais duas lojas. Além disso, a extensão da linha de produtos Marca Lopes é um dos nossos diferenciais, hoje com 463 produtos lançados, que possuem excelente qualidade e preço justo, conquistando o gosto dos clientes", conta Dirceu Netto, diretor-comercial e de Marketing da companhia. Segundo ele, a empresa "busca atender todas as necessidades e expectativas deste público C e D". O diretor também ressalta que a ideia é reforçar o relacionamento da empresa com os consumidores nos bairros em que está presente, como estratégia de fidelização.

"Temos projetos de aproximação nas regiões e com as comunidades em que atuamos, através da participação em ações sociais, como as campanhas de doações de agasalhos e livros, e de patrocínios de eventos, como a Ação Comunitária em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), e de festas, como a da Fundação Cafu", descreve o executivo.

Em 2011, a empresa inaugurou cinco lojas nas cidades de Guarulhos, Itapevi e Osasco. "Aumentamos nosso quadro para 3.000 colaboradores, investindo na capacitação e no desenvolvimento dos talentos, com o comprometimento de toda a equipe", diz Netto. "O resultado deste trabalho pode ser visto no Ranking 2012 da Associação Brasileira de Supermercados. Em 2011, o Lopes foi posicionado como 28ª colocado, em nível nacional, subindo uma posição em relação ao ano anterior", completa o diretor.

Com a ampliação do número de pontos de venda, a marca investiu também na variedade de itens oferecidos aos seus consumidores. "As novidades ficam por conta da importação de produtos de bazar, como conjuntos de panelas, talheres, tábuas de passar, entre outros, além da linha produtos marca própria do setor de hortifrútis", afirma Netto.

Origens

"A rede Lopes Supermercados surgiu há 38 anos através do ideal de quatro irmãos em construir e conquistar seus objetivos em uma cidade grande", conta Dirceu Netto. Na época, os irmãos compraram um pequeno armazém no bairro Jardim Tranquilidade, em Guarulhos, que mais tarde se transformaria em uma das unidades da rede Lopes Supermercados.

O empório vendia poucos produtos, mas aos poucos conquistou a clientela e, com o sucesso do empreendimento, os irmãos conseguiram adquirir o prédio e imóveis vizinhos para ampliação do negócio, que, após alguns anos, passou a se chamar Supermercados Irmãos Lopes, bandeira utilizada por duas décadas. Em 1994, a rede passou a atuar com nova logomarca e o nome Lopes Supermercados, o que fortaleceu os planos e a ampliação da empresa nos anos seguintes.

"Desde o início, a marca fortalece sua participação no ramo do varejo através da excelência e diferencial no atendimento e na qualidade de produtos, principalmente na área de perecíveis, além de serviços para que os clientes tenham maior comodidade para resolver situações do dia a dia em um único lugar", observa Netto.

Atualmente, todas as unidades da rede já somam mais de 36 mil metros quadrados de áreas de vendas. "Desde 1974, atuamos em um dos setores mais dinâmicos do mercado: o supermercadista. Os planos para o futuro são promissores, como objetivo de expandir o negócio", comenta o diretor.

Para Netto, o segmento de atuação da empresa é uma área que constantemente requer novas alternativas para o crescimento e expansão, para geração de novos empregos e alcance das metas. Em sua opinião, crises econômicas geralmente afetam todos os setores, principalmente os produtos de commodities, que aumentam a demanda e os custos, diminuindo a lucratividade. Já os importados sofrem com a variação cambial.

"Avaliamos e negociamos constantemente o mix de produtos oferecidos, buscando atuar com as melhores marcas, com preços justos, além de buscar novidades de mercado, como produtos fracionados para o público que mora sozinho, ou em tamanho familiar, com custo benefício melhor para famílias", completa.

 

Veículo: DCI


Veja também

Orgânico a preço de banana

Novo supermercado promete vender de sabão a vinho produzidos de forma ética sem cobrar os olhos da caraUm ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar prevê crescer mais rápido

Maior rede varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar tem ritmo maior de crescimento nas venda...

Veja mais
Extra inaugura loja em Taubaté

A rede de supermercados Extra acaba de inaugurar a sua primeira loja em Taubaté (SP). Essa é a quarta unid...

Veja mais
Desempenho do Pão de Açúcar deve melhorar

O Grupo Pão de Açúcar começou a apurar no atual trimestre uma retomada do ritmo de vendas&nb...

Veja mais
Setor sentiu perda pois esperava crescer mais

A diretora presidente da rede Magazine Luiza, Luiza Trajano, comentou ontem, em evento em São Paulo, as dificulda...

Veja mais
Walmart tem prejuízo no Brasil e revê expansão

Em processo de reestruturação no Brasil, o comando do Walmart informou ontem que registrou um "leve" preju...

Veja mais
Grupo Muffato investe em novo formato de loja em Maringá

Loja de Autosserviço trará novidades e fomentará a economia da cidade  A rede de supermerca...

Veja mais
Walmart comemora alta do lucro puxada pelas vendas no Brasil

Mais uma vez, as empresas de capital externo do setor supermercadista viram no desempenho de seus braços no Brasi...

Veja mais
Projeções apontam queda de vendas em supermercados

A expectativa de impetuoso crescimento nas vendas de automóveis, em oposição à sensív...

Veja mais