Cooperativas gaúchas criam rede de 30 lojas

Leia em 1min 40s

Duas das mais tradicionais cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul - a Cotrijuí, de Ijuí, e a Cotrimaio, de Três de Maio - uniram forças para aumentar o poder de barganha frente aos fornecedores, reduzir custos e ampliar as margens da operação de varejo. A estratégia foi a união das respectivas redes de supermercados na recém-criada Redecoop, que prevê faturamento combinado de R$ 220 milhões em 2012, com vendas para cooperados e não cooperados, e já negocia a entrada de outras parceiras no negócio.

"Três cooperativas estão negociando a adesão", diz o vice-presidente da Cotrimaio, Antônio Wünsch. A meta é reunir dez sócios em cinco anos, atingir faturamento de R$ 1 bilhão e dobrar o índice de sobras líquidas (margem líquida) no período.

A Redecoop nasce com 30 lojas no noroeste e no centro do Estado, mas a meta é chegar também ao norte do Rio Grande do Sul. A Cotrijuí entrou com 16 supermercados e receita estimada em R$ 180 milhões em 2012, 30% a mais do que em 2011. Já a Cotrimaio aportou 14 unidades e projeta faturamento de R$ 40 milhões (alta de 11% sobre 2011).

"Com a união teremos ganhos de escala e vamos melhorar os resultados dos supermercados", explica o gerente geral da nova rede e gerente de varejo da Cotrijuí, Auri Boff. Ele informa que um dos planos é criar, "em breve", uma bandeira única de cartão de crédito para a Redecoop. "Vamos comprar e vender melhor para os nossos clientes", acrescenta Wünsch.

Para a Cotrimaio, a criação da rede também pode significar a ampliação do mix de produtos, como eletrodomésticos, em suas lojas. Hoje, o portfólio é concentrado em alimentos, bebidas, ferramentas e brinquedos.

Parte do aumento das margens dos supermercados virá da redução de custos com logística. Os fornecedores entregam as mercadorias nos centros de distribuição das cooperativas, mas com o aumento de escala parte dos produtos poderá ser entregue diretamente nos pontos de venda.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Carrefour está diante de uma pergunta de € 3 bilhões

O Carrefour, a segunda maior varejista do mundo, poderá ter de captar não menos que € 3 bilhõe...

Veja mais
Leo Burnett atenderá Carrefour

O Carrefour Brasil anuncia  a contratação da Leo Burnett Tailor Made como sua nova agência de p...

Veja mais
Carrefour pode abrir capital no Brasil e levantar caixa para recuperação

Venda de ativos e listagem na bolsa devem ajudar varejista a arrecadar € 3 bilhões para plano de revitaliza&...

Veja mais
Grandes redes devem abrir quase 400 lojas até o Natal

Num momento em que a economia começa a dar sinais de uma possível retomada neste segundo semestre, as maio...

Veja mais
Orgânico a preço de banana

Novo supermercado promete vender de sabão a vinho produzidos de forma ética sem cobrar os olhos da caraUm ...

Veja mais
Com foco nas classes C e D, rede Lopes deve crescer 20%

Com foco nas classes sociais C e D, e faturamento bruto anual de quase R$ 620 milhões, a rede varejista Lopes Sup...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar prevê crescer mais rápido

Maior rede varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar tem ritmo maior de crescimento nas venda...

Veja mais
Extra inaugura loja em Taubaté

A rede de supermercados Extra acaba de inaugurar a sua primeira loja em Taubaté (SP). Essa é a quarta unid...

Veja mais
Desempenho do Pão de Açúcar deve melhorar

O Grupo Pão de Açúcar começou a apurar no atual trimestre uma retomada do ritmo de vendas&nb...

Veja mais