A Le Biscuit, varejista de brinquedos e utilidades domésticas, investirá R$ 120 milhões em 2013 para abrir 25 lojas no país.
Neste ano, são 18 outras novas unidades. A previsão feita em 2011, no entanto, era de que seriam dez.
A venda de 40% da empresa para a gestora de recursos Vinci Partners, realizada em fevereiro, fez com que a ampliação ganhasse força.
Com a sociedade, o projeto de expansão tornou-se agressivo: a meta atual é abrir 180 unidades nos próximos cinco anos. Cada uma deverá receber aporte de R$ 4 milhões, totalizando R$ 720 milhões.
O faturamento deve passar dos R$ 300 milhões deste ano para R$ 2 bilhões.
"Mas é muito longe para falar disso. A gente prefere fazer passo a passo. Esse é um Norte. Sabemos que ocorrem ajustes, que o mercado é vivo", afirma o presidente da rede, Álvaro Sant'Anna.
A receita da empresa em 2012 deve elevar-se em 50%. No ano passado, já foi registrada alta de 40%.
O ritmo acelerado de crescimento vem na esteira do boom imobiliário, segundo Sant'Anna, pois as lojas vendem produtos de decoração e linhas de cama, mesa e banho, além de utensílios para o lar. "São categorias que crescem acima da média do país."
A rede, cuja sede fica na Bahia, vai focar sua expansão no Nordeste, onde deve inaugurar 15 unidades. A região Sudeste deve receber as outras dez, principalmente as cidades do interior de Minas Gerais e de São Paulo.
A empresa também tem interesse pelas capitais, mas a escassez de espaços para instalar as lojas dificulta a entrada nesses mercados.
Veículo: Folha de S.Paulo