Em agosto, ante mesmo mês de 2011, pesquisa da entidade detectou expansão de 5,02% do faturamento.
Os resultados positivos registrados mensalmente podem levar o setor supermercadista a rever a meta de crescimento anual, hoje em 4%. Segundo o Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis), divulgado ontem, em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2011, foi observado crescimento de 5,02% do faturamento. Com isso, o avanço acumulado no ano passou para 6,20%. Os dados representam ganho real, portanto já descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, a revisão da meta está relacionada ao desempenho do último trimestre, intervalo que representa uma base comparativa mais forte, devido à aproximação das festas de fim de ano.
"Precisamos trabalhar com um número que seja possível atingir", acrescenta. Caso o crescimento do setor supere as expectativas, o montante acumulado pelos supermercados em 2012 vai ser maior que R$ 14 bilhões. Apenas neste ano, o setor estima investimentos da ordem de R$ 255 milhões, na abertura e reforma de lojas, e deve criar 148 mil postos de trabalho."
Em relação à alta observada no mês passado, Rodrigues reforça que ela deve ser atribuída, parcialmente, à realização das eleições municipais, uma vez que ela é responsável por aquecer diferentes setores, como as gráficas, e gerar uma leva de empregos temporários. Além disso, ele frisa que o consumo, motivado por fatores como as baixas taxas de desocupação e aumento da massa salarial, continua pujante.
Promoções - No confronto de agosto, com o mês imediatamente anterior, o avanço é de 2,95%. O dado, conforme o superintendente da Amis, chega a surpreender, pois, no período não há nenhuma sazonalidade que justifique uma variação positiva muito expressiva. Assim, para manter os negócios aquecidos, os supermercadistas recorrem, normalmente, às promoções, a fim de incentivar gastos maiores da clientela.
"Há também o fim do recesso escolar, o que motiva o consumidor a rechear mais os carrinhos. Durante as férias, muitas famílias viajam e evitam compras muito grandes, sobretudo de perecíveis, para evitar o desperdício", esclarece.
Entre as regiões do Estado, todas, com exceção do Triângulo/Alto Paranaíba, onde foi observada retração de 0,29%, concluíram o período com expansão do faturamento em agosto contra julho. "Nesse caso específico, este mês constitui uma base mais forte de comparação, pois a área recebe um fluxo maior de pessoas devido às férias", explica o superintendente. Já os destaques positivos do período e responsáveis por impulsionar a média estadual estão a região Central (3,81%), Zona da Mata (3,34%) e Norte de Minas (3,07%).
Veículo: Diário do Comércio - MG