Estabelecimentos de bairro se filiam a centrais supermercadistas para negociar com fornecedores
Os supermercados de bairro, normalmente de menor porte, são obrigados a traçar estratégias cada vez mais eficientes para se manterem competitivos no mercado. Isso porque, em relação às grandes redes, eles estão em desvantagem em vários aspectos. Dentre eles, vale destacar o mix de produtos, que costuma ser menos diversificado, e os preços, muitas vezes, superiores aos praticados pelos líderes de mercado.
Com o objetivo de aumentar o faturamento em 15% neste ano na comparação com 2011, o Supermercado 2B Bom e Barato, no bairro Prado, região Oeste da Capital, se filiou, em maio, a uma central supermercadista, na qual pequenos supermercados se reúnem para negociar preços menores com os fornecedores. "Assim, consigo oferecer preços mais competitivos, o que é essencial neste momento cercado por incertezas na economia, em que o consumidor evita gastos excessivos", explica o proprietário, Gilson de Deus Lopes.
Além disso, essa foi a maneira que Lopes encontrou para ampliar a visibilidade do estabelecimento, uma vez que, por conta própria, ele não tinha condições de arcar com os custos das ações de divulgação, como a confecção e distribuição de folhetos de oferta, bem como anúncios em mídia impressa e eletrônica. Com isso, ele conseguiu ampliar o fluxo mensal de clientes em quase 8%, elevando a média mensal de 19 mil pessoas para 20,5 mil pessoas.
Conforme o empresário, a tendência é que, com o passar do tempo, surjam novas centrais para fortalecer os negócios das pequenas empresas. Lopes lembra que as grandes redes já detectaram que, em decorrência de fatores como a rotina cada vez mais atribulada das famílias e o trânsito gradativamente mais caótico, uma parcela significativa da população dá preferência aos supermercados mais próximos de onde moram. Isso favoreceu a abertura de filiais menores das grandes redes dentro dos bairros, o que torna a concorrência ainda mais acirrada.
Laços - As soluções encontradas pelo 2B para manter os negócios em alta não param por aí. Lopes acrescenta que o estabelecimento recorre a uma série de ações para estreitar os laços com a clientela. Por exemplo, os mais leais recebem um vale-compra no valor de R$ 25 na data do aniversário. Datas comemorativas, como o Dia das Mães e da Mulher, nunca passam em branco, com o sorteio de brindes. A empresa também oferece entregas em domicílio sem ônus para o cliente. "Tratam-se de pequenas atitudes que, juntas, fazem toda a diferença", resume.
Já a permanência no mercado dos Supermercados Uberaba, com cinco lojas nas regiões Norte e Venda Nova, está apoiada, conforme o gerente comercial, Francisco Lopes da Silva, em dois pilares: controle rigoroso dos gastos, evitando ao máximo o desperdício, e baixa rotatividade dos funcionários. A empresa, segundo ele, conta com uma equipe bem treinada nas lojas, para evitar perdas com mercadorias e economizar custos ao máximo possível.
Além disso, ele informa que a empresa busca aprimorar o atendimento oferecido ao cliente, uma vez que o consumidor que recorre a um supermercado menor espera contar não apenas com um mix razoável de produtos, qualidade e preço, mas também com a empatia do atendente. Embora não disponibilize dados referentes a faturamento, Silva revela que observa crescimento real, acima da inflação, ano após ano, o que demonstra que o posicionamento adotado surte o efeito almejado.
Os Supermercados Super Mais, com duas operações no bairro Floresta, região Leste, acredita que o público fiel aos estabelecimentos de bairro sempre vai existir. Mas, o gerente Diogo Pertence acrescenta que, visando aumentar cada vez mais a rentabilidade, é preciso estar atento ao mercado, recorrendo à criatividade principalmente naqueles momentos em que os corredores das lojas parecem ter se esvaziado. Afinal, ele frisa que "preço não é a única coisa que o cliente procura".
"Quem pensa um pouco consegue enxergar o varejo de outra forma. No nosso caso, estamos sempre atentos às necessidades do público e tentamos tirar a máxima vantagem daquelas características que nos favorecem. Uma delas é a proximidade maior com o cliente, grande diferencial, sobretudo, em um bairro tradicional e com pessoas mais idosas, como é o Floresta", avalia Pertence. Além de oferecer serviços de embalador e entrega em domicílio, o Super Mais destaca o estacionamento que, embora com capacidade para poucos veículos, não é comum dentre os supermercados menores, o que garante comodidade para os clientes do estabelecimento.
Veículo: Diário do Comércio - MG