Os empresários do segmento supermercadista mostraram-se 42% mais otimistas com o setor no mês de setembro na comparação com o mês anterior, agosto. O resultado corresponde a um incremento de seis pontos percentuais em relação ao mês passado é o que indica a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS-SP) desenvolvida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O estudo apontou também que, esse índice de otimismo é o maior apurado nos últimos oito meses, ficando abaixo apenas de janeiro, quando o PCS ficou na casa dos 45%. Segundo a entidade, esse dado positivo no mês passado está diretamente relacionado ao maior otimismo em relação à expectativa futura das vendas, apontada por 73% dos entrevistados, outros 50% mencionaram o aumento das contratações. A redução da taxa de juros com 70% e a inflação futura, com 40% de otimismo.
O destaque desta pesquisa, fica por conta d o aumento de 12 pontos percentuais no otimismo em relação ao futuro (de 40% para 52%), sendo esse o maior índice histórico, desde que a Apas começou a apurar. Outro fator que deve ser levado em consideração nesse estudo, é a queda do pessimismo quanto à expectativa futura, de 18% em agosto para 10% em setembro, menor nível já registrado. Em setembro, 42% dos entrevistados apontaram otimismo com relação ao ambiente econômico atual e no futuro do Brasil, enquanto, apenas 17% se mostraram pessimistas - outros 41% se mantiveram neutros. Os empresários quando questionados sobre o momento atual da economia brasileira, 30,6% disseram estar otimistas, 24,3% pessimistas e outros 45,1%, mostraram-se neutros ao cenário atual. Nos últimos três meses, a sazonalidade é quem tem impulsionado esse índice de Confiança dos Supermercados de São Paulo. Fatores como a proximidade das festas de fim de ano - que influenciam na confiança dos empresários do setor, por ser o período com maior volume de vendas no ano. Outro fato é a redução da taxa de juros, que segundo os players do segmento, proporciona um ambiente mais favorável para a tomada de decisões quanto aos investimentos em expansão, ampliação ou reformas.
"As medidas macroeconômicas estimulam a economia, favorecendo o comércio, também com reflexo positivo no otimismo dos empresários. A expectativa é que os níveis de confiança se mantenham em patamares elevados nos próximos meses, em razão da continuidade deste ambiente", afirmou o diretor de Economia da Apas, Martinho Paiva.
Veículo: DCI