A rede supermercadista norte-americana Walmart começou ontem em Curitiba a última etapa de integração das lojas Big e Nacional, compradas em 2005, e dos pontos de venda Bom Preço, adquiridos no ano anterior. O presidente da companhia no Brasil, Marcos Samaha, explicou que, pelos próximos 24 meses, mais de 400 pontos de venda terão seus sistemas de controle substituídos pelo Sistema Walmart. A informação foi dada na reunião almoço Tá na Mesa, na Federasul, em Porto Alegre.
“Esse é um dia histórico para nós. Os consumidores não perceberão nenhuma diferença, mas esse processo internamente é importante, porque ele nos dá a possibilidade de acompanhar as operações em cada loja usando um único sistema. Até agora, além desse nosso próprio sistema, usávamos o sistema adquirido junto com a rede Bom Preço no Nordeste e outro, deixado pelo Sonae, no Sul. Essa troca vem sendo preparada há um ano e meio e tem exigido um grande investimento em tecnologia e em treinamento de pessoal”, disse.
O principal desdobramento do esforço de integração será uma diminuição do ritmo de expansão da rede, que inaugurou 45 lojas em 2010, 50 em 2011 e executa, em 2012, o investimento em mais 50 pontos de venda, devendo fechar o ano com 550 supermercados em 18 estados. No Rio Grande do Sul, o destaque é a abertura do hipermercado Big em Bagé, com a geração de 200 empregos.
Apesar de apontar a iminente redução no ritmo de inaugurações, o executivo não detalhou quantas lojas devem ser abertas em 2013. “Algumas que estão em obras agora, que fazem parte do planejamento de 2012, podem ser inauguradas apenas em janeiro. Mas devemos encerrar o ano com aproximadamente 550 pontos de venda. Em 2012, o R$ 1,3 bilhão investido inclui novas lojas, reformas, centros de distribuição e comércio eletrônico”, disse ele, que acrescentou: “No próximo ano, o foco será essa mudança no sistema. Em termos de rede, estamos satisfeitos com a capilaridade e a escala que já conquistamos. Vamos seguir crescendo, mas sem essa sangria”.
O Walmart Brasil registrou um crescimento total de 10,2% no segundo trimestre e os números de agosto e setembro estão superando as expectativas, o que deve levar a uma taxa de crescimento ainda maior no segundo semestre. Essa variação positiva é justificada, sobretudo, pelo aumento de 6,5% no ticket médio no segundo trimestre, com relação ao mesmo período do ano anterior. O executivo detalhou que produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos são os que mais se destacam, “com um crescimento duplo dígito alto”. Já os produtos duráveis, que dependem de financiamento bancário, não crescem tanto.
“Estamos há quatro anos crescendo em um ritmo acelerado e hoje temos uma importância muito grande junto aos nossos fornecedores. Somos os principais varejistas tanto na região Sul, quanto no Nordeste. Estamos satisfeitos, o consumidor tem reconhecido a nossa filosofia do preço baixo todo dia”, disse ele.
Samaha apontou que o Rio Grande do Sul, onde estão 117 lojas (18 mil funcionários), é o mais importante estado do Brasil para a rede. Em sua apresentação aos empresários, ele destacou essa estratégia mundial da rede Walmart, de vender sempre mais barato, aumentando os ganhos de escala e reduzindo os custos de operação. A empresa, que chegou ao País há 17 anos, está presente em 27 países (com 10,1 mil lojas) e tem 50 anos de trajetória.
Veículo: Jornal do Comércio -RS