Via Varejo projeta alta de vendas de até 9,5%

Leia em 1min 50s

O presidente do conselho da holding Via Varejo, Michael Klein, espera um crescimento de vendas de 9% a 9,5% no último trimestre do ano. A companhia é dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio e é controlada pelo Grupo Pão de Açúcar. "Acreditamos que o último trimestre vai dar uma puxada nas vendas e melhorar o balanço dos outros nove meses", disse Klein durante a inauguração da primeira loja da Casas Bahia na favela carioca da Rocinha, zona sul da cidade.

De janeiro a setembro, a receita bruta de vendas da Via Varejo somou R$ 18,6 bilhões, um aumento de 8,2% em relação a igual período do ano passado. A receita líquida subiu 9,1%, para R$ 16,2 bilhões. A projeção da companhia é fechar o ano com vendas brutas de R$ 25,7 bilhões.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca foi um fator importante para impulsionar o resultado. Em função do estímulo, as vendas de eletrodomésticos linha branca cresceram entre 10% e 12% até setembro sobre 2011.

A Via Varejo abriu 16 lojas em nove Estados este ano e espera inaugurar outras 10 a 12 unidades até o fim do ano. Um dos objetivos do grupo é aumentar a presença da bandeira Casas Bahia no Nordeste do país, região que tem apresentado um crescimento acima da média nacional.

Para atender ao aumento da rede, a Via Varejo investiu R$ 10 milhões em logística nos nove primeiros meses do ano. Klein disse que a empresa vai investir em novos centros de distribuição no médio prazo, sem precisar o período.

O empresário negou que haja uma negociação em curso para um novo acordo de acionistas dentro da Via Varejo. "Nós estamos com um contrato bom. Acreditamos no contrato, confiamos nos sócios e estamos simplesmente seguindo como manda o papel. O figurino vai ser seguido", disse.

Segundo ele, a mudança no comando da holding que deve ocorrer este mês é natural e já estava prevista no acordo de acionistas. No dia 22, seu filho, Raphael Klein, será substituído na presidência da Via Varejo por um executivo a ser indicado pelo Grupo Pão de Açúcar. "Quando foi assinado o contrato, dois anos atrás, já sabíamos que seria colocada uma presidência profissional", frisou Klein.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Em busca de novos consumidores, redes varejistas vão às favelas

Com comunidades pacificadas, Casas Bahia e Ricardo Eletro já disputam o cliente da Rocinha, maior favela da zona ...

Veja mais
Novo presidente da Viavarejo deve ser anunciado no dia 21

O presidente do conselho de administração da Viavarejo S.A., Michael Klein, avaliou o processo de sucess&a...

Veja mais
Carrefour é o favorito dos consumidores cariocas

Cariocas preferem os francesesO resultado da pesquisa "Marcas dos Cariocas", realizada pelo jornal O Globo em parceria c...

Veja mais
Casas Bahia chega à Favela da Rocinha

A busca das empresas de varejo pelos consumidores das classes C e D se intensifica. No Rio, a nova fronteira são ...

Veja mais
Magazine Luiza lança o programa "De volta para sua terra"

Voltem para casa  A empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, vai lançar o programa “De volt...

Veja mais
Sonda chega à Baixada Santista

O Sonda Supermercados chega a São Vicente, no litoral paulista, com uma loja de aproximadamente 2.090 metros quad...

Veja mais
Extra investe em ação on-line

A rede de supermercados Extra investiu em uma campanha publicitária para divulgar seu delivery de alimentos. Com ...

Veja mais
Supermercado aposta em etiquetas eletrônicas

Dispositivo reduz erros nas vendas.Com o objetivo de aumentar a segurança nas vendas, eliminando erros, e melhora...

Veja mais
Cooperativa de Ribeirão amplia unidade local

A unidade de distribuição de Ribeirão Pires da Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de ser ampliada ...

Veja mais