Empreendimentos foram responsáveis por gerar 4 mil empregos, entre diretos e indiretos, nas regiões Sul e Sudeste. Novas lojas são ecoeficientes
Resultado de um investimento superior a R$ 200 milhões, o Walmart inaugura em menos de um mês cinco novos hipermercados no eixo Sul e Sudeste, encerrando o ano com 539 unidades. Nesta semana, Passos (MG), com a bandeira Walmart, e Toledo (PR), bandeira Big, receberam as lojas da rede. Em meados de novembro foram a vez de Patos de Minas (MG), Bagé (RS) e Volta Redonda(RJ). Em cada empreendimento, o Walmart abre mais de 200 vagas de empregos diretos e gera mais de 600 indiretos. Com isso, só essas cinco lojas foram responsáveis por criar mais de 4 mil postos de trabalho.
As novas unidades foram construídas seguindo o conceito ecoeficiente. Desde 2008, todos os novos hipermercados da rede contemplam iniciativas sustentáveis em sua construção, como gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados na edificação. As unidades ecoeficientes do Walmart contam com mais de 60 iniciativas sustentáveis, desde sistemas de iluminação e refrigeração com menor impacto até os materiais de comunicação visual, feitos com itens reciclados. Além disso, são utilizadas lâmpadas que consomem menos energia e possuem vida útil mais longa, o que reduz a geração de resíduos, e as torneiras dos banheiros são equipadas com temporizadores e arejadores que reduzem o consumo de água.
Outro pilar da companhia presente nos novos empreendimentos é a responsabilidade social, com foco no desenvolvimento local. Com o programa Clube dos Produtores, o Walmart viabiliza a comercialização direta da produção da agricultura familiar nos nas lojas da rede. O Clube dos Produtores começou comprando R$ 650 mil em produtos no primeiro ano e saltou para R$ 150 milhões em 2011 - mais R$ 93,3 milhões só nos primeiros seis meses de 2012. Em cada uma das novas lojas, a rede trabalha em média com 50 fornecedores locais, somando mais de 1300 itens regionais.
A política comercial da companhia de "Preço Baixo Todo Dia" também está presente nas unidades. Com o Preço Baixo Todo Dia, os clientes encontram sempre preços mais baixos do que a média do mercado e mais estáveis e não apenas poucos itens com promoções pontuais. Isso representa uma série de vantagens para os consumidores, como a liberdade de escolher qualquer dia da semana para ir às compras, com a certeza de encontrar sempre produtos frescos e de qualidade, e redução na fila dos caixas, já que não há mais necessidade de ir ao supermercado em dias específicos de promoção.
Fonte: Assessoria de Comunicação Walmart Brasil/Portal Abras