Y.Yamada aposta no interior para crescer

Leia em 1min 40s

Maior rede de supermercados do Pará cria estratégias para combater estrangeira



O Pará é o único estado do Brasil sem a presença das grandes redes internacionais de supermercados. O motivo? Uma empresa com 62 anos, que aposta em formatos diferenciados, a Y Yamada. A rede, que está no 15º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados e faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado, conta com 35 unidades localizadas nos Pará e Amapá. E agora quer ganhar o interior.

Segundo Neuza Yamada, sócia e diretora comercial da rede, a estratégia da empresa é abrir formatos menores de supermercados em cidades da Grande Belém e também do interior, como Marabá, Capanema e Bragança. A rede abriu apenas três lojas em 2012, sendo dois supermercados e um atacado, quer acelerar a expansão em 2013. Neuza explica que a dificuldade das grandes redes está no formato. “Trabalhamos com um modelo supermercados e magazine separados. Já os hipermercados colocam tudo dentro da mesma loja, o que não agrada ao cliente do Pará”, explica. “Hoje já tem gente nos copiando”, comemora a empresária, que afirma que a rede deve fechar o ano empatada com 2011.

A abertura do Atacadão Yamada, por outro lado, foi uma reação da rede à chegada do Makro na região. Desde 2011, a gigante holandesa vem buscando posições na região Norte do país. A empresa já tem unidades no Acre, Rondônia, Amazonas e Tocantins, e falta apenas Roraima e Amapá para a rede fechar o mapa do Brasil.

Gestão

A Y.Yamada que já está na quarta geração não tem planos de mudar seu modo de gestão, mas, segundo Neuza, a companhia está aberta para ouvir propostas de fundos interessados em parcerias. “Crescemos apenas com recursos próprios, mas já temos uma estrutura profissionalizada, com gente do mercado”, diz.

Por enquanto, é o Y.Yamada que atua como provedor de recursos financeiros na região. Além do cartão próprio, a empresa tem uma factoring que atende pequenas e médias empresas.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

PontoFrio lança lojas personalizadas através da rede Facebook

O Pontofrio.com, braço de e-commerce do Grupo Pão de Açúcar (GPA) administrado pela holding ...

Veja mais
Cresce consumo de itens de praia no Extra

A onda de calor que atingiu o País foi benfazeja à rede supermercadista Extra - bandeira pertencente ao Gr...

Veja mais
Cresce consumo de itens de praia no Extra

A onda de calor que atingiu o País foi benfazeja à rede supermercadista Extra - bandeira pertencente ao Gr...

Veja mais
Walmart espera crescer 20% neste Natal

O Walmart espera aumento de 20% na venda dos itens de Natal. Para a data mais importante do varejo, a rede de supermerca...

Veja mais
Pão de Açúcar vende viagem on-line em parceria com CVC

Grupo quer aproveitar 1 milhão de acessos de clientes de Casas Bahia, Extra e Ponto FrioA partir de hoje a Nova P...

Veja mais
Pão de Açúcar prevê alta de 52% da receita em três anos

Pão de Açúcar prevê receita de R$ 87,5 bi em 2015    Membros do conselho de ad...

Veja mais
Hypermarcas enxuga linha de consumo em 43%

Número de marcas de produtos de beleza e higiene pessoal da fabricante da Bozzano será reduzido de 60 para...

Veja mais
Pão de Açúcar investe R$ 5 mi em inauguração de nova loja

No último dia 7, a rede de supermercados Pão de Açúcar inaugurou em Ribeirão Preto a ...

Veja mais
Carrefour fecha parceria e leva Burger King a supermercados

Depois de encerrar suas atividades no comércio eletrônico, o Carrefour anunciou ontem uma parceria com a re...

Veja mais