Maior rede de supermercados do Pará cria estratégias para combater estrangeira
O Pará é o único estado do Brasil sem a presença das grandes redes internacionais de supermercados. O motivo? Uma empresa com 62 anos, que aposta em formatos diferenciados, a Y Yamada. A rede, que está no 15º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados e faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado, conta com 35 unidades localizadas nos Pará e Amapá. E agora quer ganhar o interior.
Segundo Neuza Yamada, sócia e diretora comercial da rede, a estratégia da empresa é abrir formatos menores de supermercados em cidades da Grande Belém e também do interior, como Marabá, Capanema e Bragança. A rede abriu apenas três lojas em 2012, sendo dois supermercados e um atacado, quer acelerar a expansão em 2013. Neuza explica que a dificuldade das grandes redes está no formato. “Trabalhamos com um modelo supermercados e magazine separados. Já os hipermercados colocam tudo dentro da mesma loja, o que não agrada ao cliente do Pará”, explica. “Hoje já tem gente nos copiando”, comemora a empresária, que afirma que a rede deve fechar o ano empatada com 2011.
A abertura do Atacadão Yamada, por outro lado, foi uma reação da rede à chegada do Makro na região. Desde 2011, a gigante holandesa vem buscando posições na região Norte do país. A empresa já tem unidades no Acre, Rondônia, Amazonas e Tocantins, e falta apenas Roraima e Amapá para a rede fechar o mapa do Brasil.
Gestão
A Y.Yamada que já está na quarta geração não tem planos de mudar seu modo de gestão, mas, segundo Neuza, a companhia está aberta para ouvir propostas de fundos interessados em parcerias. “Crescemos apenas com recursos próprios, mas já temos uma estrutura profissionalizada, com gente do mercado”, diz.
Por enquanto, é o Y.Yamada que atua como provedor de recursos financeiros na região. Além do cartão próprio, a empresa tem uma factoring que atende pequenas e médias empresas.
Veículo: Brasil Econômico