As vendas brutas do Walmart no Brasil registraram crescimento de 11,3% no quarto trimestre de 2012, com uma "leve perda operacional" no período, disse ontem Doug McMillon, presidente do Walmart International em teleconferência com analistas.
As vendas mesmas lojas (pontos abertos há mais de um ano) registraram alta de 7,8% de outubro a dezembro no país, com expansão no tíquete médio de 9,1%. No entanto, foi registrada uma queda no tráfego de clientes nas lojas da rede de 1,3%.
Para efeito de comparação, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou alta nas vendas brutas de 9,7% na área alimentar (abaixo da taxa do Walmart). No caso das vendas "mesmas lojas", no GPA a alta foi de 5,6% (também abaixo do Walmart), mas o Pão de Açúcar registrou de outubro a dezembro uma alta no lucro líquido de 13,3% na operação alimentar.
Segundo relatório de resultados do Walmart, publicado ontem, o processo de implantação do modelo "preço baixo todo dia" no Brasil continua a fazer progressos e o plano é converter todas as lojas para esse formato até o fim de 2014, segundo McMillon.
Globalmente, a varejista americana - a maior do mundo - registrou uma alta de 8,6% no lucro líquido atribuível a acionistas controladores no quarto trimestre do ano fiscal de 2013 na comparação ano a ano, chegando a US$ 5,61 bilhões, ou US$ 1,67 por ação.
O resultado foi influenciado pela melhora no desempenho tanto das lojas nos Estados Unidos como nas operações internacionais. Entretanto, o Sam's Club, clube de vendas no varejo para associados, pesou sobre as cifras da empresa, registrando um resultado operacional 3,5% menor, em US$ 502 milhões.
De novembro a janeiro - o exercício fiscal da companhia se inicia em fevereiro de cada ano -, a receita líquida do grupo subiu 3,9% e atingiu US$ 127,9 bilhões, apesar dos ganhos 7,8% menores com a associação de novos clientes (US$ 815 milhões).
Ao mesmo tempo, o custo de produtos vendidos avançou 3,8%, para US$ 96,13 bilhões, e as despesas gerais e administrativas cresceram 4,6%, atingindo US$ 23,19 bilhões. O lucro operacional total do Walmart subiu 2,4% durante o quarto trimestre do ano fiscal de 2013, para US$ 8,6 bilhões.
As lojas localizadas nos EUA foram novamente as mais significativas para a operação da varejista. Seu resultado antes de juros e impostos subiu 4,3%, para US$ 6,37 bilhões, enquanto os negócios ao redor do mundo somaram US$ 2,44 bilhões em ganhos, um avanço de 6,1%.
No acumulado do último exercício fiscal, o Walmart apresentou um lucro líquido de US$ 17 bilhões (US$ 5,04 por ação), ou seja, um crescimento de 8,3%, enquanto a receita líquida avançou 5%, chegando a US$ 469,16 bilhões.
Para o ano fiscal de 2014, a varejista espera lucro entre US$ 5,20 e US$ 5,40 por papel, o que representaria uma alta de até 7%. No primeiro trimestre, a projeção é de lucro por ação de US$ 1,11 a US$ 1,16 - um avanço de até 6,5%.
O CEO mundial do grupo, Mike Duke, aproveitou a apresentação de resultados para explicar as acusações de suborno em divisões internacionais do Walmart. De acordo com ele, a companhia gastou "milhares de horas e milhões de dólares" com o assunto, contratando especialistas em técnicas anticorrupção e realizando treinamentos.
Relatório enviado ontem pelo Walmart à Securities and Exchange Commission (SEC) aponta uma provisão de US$ 157 milhões no quarto trimestre do ano fiscal de 2013 por uma investigação sobre o pagamento de propina pela filial da rede no México.
Veículo: Valor Econômico