Enquanto em mercados emergentes, como a América Latina, as vendas subiram 14%, pois não sofreram com os efeitos negativos do câmbio, as outras regiões de atuação da rede varejista Carrefour apontaram índice negativos.
A receita caiu 1,3% em uma base pro-forma - que exclui unidades vendidas e fechadas - para 20,83 bilhões de euros (US$ 27,08 bilhões), tendo em vista que as vendas da empresa foram atingidas por um efeito cambial negativo de 2,6%.
Excluindo os efeitos cambiais, as vendas do primeiro trimestre do Carrefour avançaram 1,3% ante o mesmo período do ano anterior, uma vez que o crescimento nos mercados emergentes conseguiu compensar a queda das vendas na Europa.
Na Europa, excluindo a França, o Carrefour registrou uma queda de 3,5% na receita, atingindo 5,46 bilhões de euros, visto que os negócios refletiram o ambiente de consumo desfavorável, com a notável exceção da Bélgica, onde as vendas continuaram a crescer, disse a empresa. Na França, a receita do primeiro trimestre caiu 0,7% ante o mesmo período do ano anterior, para 9,29 bilhões de euros. A Ásia apresentou um crescimento modesto sob os mesmo parâmetros. Mas, considerando os feitos do câmbio, uma depreciação significativa das moedas brasileira e argentina levou as operações na região a uma queda de 0,2%. As informações são da Dow Jones.
Veículo: DCI