Perdas são compensadas me mercados emergentes da América Latina e Ásia
A rede varejista Casino, sob comando de Jean-Charles Naouri, arquiinimigo do empresário brasileiro Abilio Diniz, registrou uma queda de receita no mercado francês no primeiro trimestre, mas compensou as perdas com o aumento das vendas em mercados emergentes da América Latina e na Ásia.
As vendas totais do Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, aumentaram 33,7% para ¤ 11,7 bilhões ( US$ 15,31 bilhões) no primeiro trimestre. Retirando do cálculo as novas aquisições e os efeitos do câmbio e dos combustíveis, as vendas nas mesmas lojas subiram 2,5%, ante alta de 3,2% no quarto trimestre de 2012.
Na França, contudo, as vendas caíram 3,4%, ante declínio de 2,2% no quarto trimestre de 2012. Já as vendas dos hipermercados na França recuaram 11,5%, depois de caírem 9,9% no trimestre anterior.
O Casino vem se expandindo nos mercados emergentes de rápido crescimento — Tailândia, Brasil, Vietnã e Colômbia —, que agora representam 63% das vendas, enquanto os gastos dos consumidores europeus tem sido afetados pela crise da dívida da zona do euro.
Nos mercados emergentes, a América Latina teve vendas comparáveis 8,7% mais altas, enquanto na Ásia o crescimento foi de 8,5% no trimestre.
Veículo: Brasil Econômico