Neste ano, oito estão previstas.
A Distribuidora Internacional de Alimentos (DIA), rede espanhola de supermercados, chega este mês a Minas Gerais. Ela irá inaugurar, até o final de 2013, oito lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para atender a essas unidades, a empresa construiu um centro de distribuição (CD) de 15 mil metros quadrados em Contagem (RMBH). O valor dos aportes não foi revelado. Até o fim do próximo ano, a meta da rede é somar 40 unidades no Estado.
Para o atual exercício, estão programadas aberturas de lojas nos bairros Buritis (Oeste), Conjunto Santa Maria (Centro-Sul), Glória (Noroeste), Santa Efigênia (Leste), Santa Teresa (Leste), Venda Nova (Venda Nova) e Padre Eustáquio (Noroeste), em Belo Horizonte, e em Ribeirão das Neves (RMBH). Todas essas unidades serão próprias da rede. A partir de 2014, quando a meta é chegar a 40 lojas, a empresa vai lançar unidades no sistema de franquias.
A gerente de comunicação e marketing dos supermercados DIA, Flávia Akamine, explica que a rede espanhola desembarcou no Brasil em 2001, começando por São Paulo. Ela permaneceu somente naquele estado até 2011, quando iniciou a expansão pelo Rio Grande do Sul. "Agora, nossa meta é a cada dois anos conquistar um novo mercado", afirma. A expansão se dá tanto por unidades próprias quanto por franquias. A tendência é de que metade seja própria e a outra metade de franqueados.
Ainda de acordo com ela, Minas Gerais foi escolhida pela proximidade e pela sinergia com o mercado paulista. "Tem muitas coisas em comum nos dois estados, como as marcas mais vendidas, por exemplo", observa. A rede DIA chega a Minas Gerais com uma forte aposta em sua linha própria de produtos. São quase mil itens entre mercearia, bebidas, congelados e refrigerados, higiene e beleza, limpeza, bazar e têxtil. O mix conta com cerca de 2,7 mil itens.
Marca própria - Para desenvolver alguns de seus produtos da linha própria, a rede vai buscar parceiros em Minas Gerais. Ela já possui alguns fornecedores que vão suprir também as necessidades do Estado. No entanto, alguns itens mais regionais ou perecíveis, que precisem de entrega rápida, serão produzidos por empresas locais. Uma equipe já está trabalhando na prospecção desses parceiros.
Os supermercados DIA seguem uma política de preço baixo que promete produtos 12% mais baratos nas marcas nacionais e 20% na linha própria. Flávia Akamine explica que a empresa mantém um mix um pouco mais reduzido do que outras redes. "Mas com isso nós temos que comprar menos marcas e, assim, fazemos compras maiores das mesmas marcas e negociamos preços menores", diz.
A empresa ainda adota ações voltadas para redução dos custos operacionais. A equipe administrativa e comercial é reduzida; não há entrega loja a loja, já que o CD centraliza isso; não ficam muitos produtos em estoque nas unidades; a equipe das lojas é multifuncional e, por isso, menor. "Tudo isso possibilita praticar preços abaixo da concorrência", afirma.
Inicialmente, os supermercados DIA devem gerar, somando CD e lojas, cerca de 200 empregos entre diretos e indiretos em Minas Gerais. O centro de distribuição já está operando. Ele tem capacidade para atender até 50 unidades da rede. "Acredito que no início de 2015 nós já vamos ter que abrir outro CD, mas a princípio vamos operar somente com o de Contagem", diz Flávia Akamine.
O CD consegue atender lojas em um um raio de até 250 quilômetros. Por isso, no próximo ano, a rede não deve abrir unidades a uma distância maior do que essa da RMBH. Somente quando ele chegar perto do limite será estudado um local para abrigar o novo CD.
A rede DIA nasceu na Espanha em 1979 e, por meio de um agressivo plano de expansão, ganhou espaço em seis países: Argentina, Brasil, China, França, Portugal e Turquia. Hoje, ela já conta com mais de 9 mil lojas, entre próprias e franquias, 45 plataformas logísticas e cerca de 50 mil colaboradores.
No Brasil já são mais de 6 mil funcionários, seis Centros de Distribuição e mais de 500 lojas em São Paulo e Rio Grande do Sul. No ano passado, a empresa atingiu 1.592,2 milhão de euros em vendas brutas no país. A cifra representou crescimento de 23,1% sobre 2011.
Veículos: Diário do Comércio - MG