Acompanhando o processo de desaceleração da economia, com o aumento da inflação, queda no ritmo de criação de postos de trabalho e a perda do poder aquisitivo dos salários, o indicador do movimento do comércio registrou expansão modesta de 0,5% em setembro em todo o Brasil. O resultado foi divulgado ontem pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
De acordo com o levantamento, nos últimos 12 meses terminados em setembro deste ano em comparação com idêntico período anterior, houve elevação de 2,9%. Em relação ao acumulado deste ano, ou seja, de janeiro a setembro, a alta foi de 1,6%. O estudo avalia o comportamento de diversos segmentos.
Em relação ao mês anterior, o segmento que registrou maior elevação foi o de supermercados, alimentos e bebidas, com avanço de 0,8% em setembro. A variação acumulada dos últimos 12 meses terminados em setembro ante o mesmo período anterior foi positiva em 4,4%. Menos expressivo, o de tecidos vestuários e calçados apresentou alta mensal de 0,6%, já com ajuste sazonal. No acumulado deste ano, ou seja, de janeiro a setembro ante os nove primeiros meses de 2012, o aumento foi de 1,5%.
Mutirão onlineFoi positivo o balanço do "Mutirão Online Acertando suas Contas", lançado pela Boa Vista Serviços no dia 14 deste mês. Dos 530 mil consumidores que acessaram o portal Boa Vista Consumidor Positivo, cerca de 40 mil foram encaminhados a renegociação com seus credores.
O portal www.consumidorpositivo.com.br renegociará, gratuitamente, débitos de consumidores até o dia 14 de dezembro. Eles devem se cadastrar e consultar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Se houver dívidas registradas em seu nome, as pessoas interessadas terão acesso a propostas de renegociação já disponíveis ou a canais exclusivos de contato com o credor para a discussão de novas propostas de quitação dos débitos existentes.
Para Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, "renegociar as dívidas é importante, mas também é fundamental aprender a lidar melhor com o crédito e assim evitar uma nova inadimplência".
Adicionar comentário
Veículo: Diário do Comércio - SP