Multinacional já havia anunciado, em 15 de outubro, encerramento de 50 operações no Brasil e na China
O Walmart já definiu as três lojas da rede que serão fechadas no Rio Grande do Sul. Conforme apurou o Jornal do Comércio, deixarão de funcionar, a partir do dia 14 deste mês, duas lojas de bandeira Nacional - uma em Caxias do Sul e outra em Porto Alegre (Rua da República) -, além de um atacado de bandeira Maxxi em Erechim. O encerramento dos três pontos de venda faz parte da estratégia da multinacional norte-americana de desativar 50 lojas no Brasil e na China, metade em cada país. O motivo alegado pelo grupo é o baixo desempenho dessas operações.
O encerramento das atividades das 50 lojas foi oficializado em nota no dia 15 de outubro passado, mas a empresa não informou, na época, os pontos e as cidades onde as filiais seriam fechadas. Atualmente, o grupo tem 118 lojas no Estado.
Na loja de Porto Alegre, os funcionários já sabiam do encerramento das operações e aguardam a definição em relação a seus empregos. Cerca de 70 pessoas trabalham na unidade da República e, segundo uma funcionária, alguns produtos já estão escasseando, como álcool e sabão líquido. “Ainda chegam produtos como arroz, feijão, óleo e frutas”, afirma ela.
A loja Nacional de Caxias, instalada no Shopping San Pelegrino, é a única bandeira da rede na cidade. O empreendimento foi inaugurado em 18 de novembro de 2010, ao custo de R$ 16 milhões, com geração de 130 empregos.
O Maxxi Atacado de Erechim também foi inaugurado em 2010 (dia 16 de dezembro), na rua 7 de Setembro, gerando cem empregos diretos no início das atividades. A loja, com dez check-outs distribuídos em 3 mil metros quadrados de venda, recebeu investimento de R$ 23 milhões na época.
Segundo fontes da empresa, foram investidos R$ 500 milhões nos últimos cinco anos em 27 novas operações. A rede emprega 2,5 mil pessoas no Estado e espera desligar o menor número possível dos empregados, realocando o que for possível das unidades desativadas.
A multinacional reafirmou que manterá a meta de investimentos em território gaúcho em 2013, cuja previsão é de R$ 125 milhões em reformas e em uma nova filial do Big na cidade de Santa Maria. No País, o plano de abrir 22 novas lojas está validado e deve ser concluído. Até agora, foram 13 unidades, segundo a assessoria de comunicação. Para 2014, não foi divulgada a intenção de investimentos.
A companhia opera no Brasil com 560 unidades em 18 estados mais o Distrito Federal, ocupando 81,5 mil funcionários. No Rio Grande do Sul, está presente com as bandeiras Big, Nacional, Maxxi Atacado, Todo Dia e Sam’s Club.
Veículo: Jornal do Comércio - RS