O Bank of America Merrill Lynch (BofA) iniciou a cobertura da Via Varejo, do grupo Pão de Açúcar, com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 30 para a unit da companhia - valor que representa um potencial de valorização de 23,2% em relação ao fechamento de sexta-feira.
De acordo com relatório, a companhia, que congrega as redes Casas Bahia e Pontofrio, está aproveitando a liderança e melhorando o que o banco acredita ser a estrutura de menor custo do setor.
Um ciclo aquecido na tecnologia, Copa do Mundo e gastos de ano eleitoral sugerem forte impulso de bens duráveis em 2014. O BofA também vê que a alta na cobrança de impostos da indústria deve manter as tendências de consolidação e o crescimento da fatia de mercado da varejista.
"A Via Varejo é três vezes o tamanho do concorrente mais próximo e excede o tamanho dos próximos quatro competidores juntos. Já que se acredita que a empresa é a líder da indústria de maior rentabilidade, sugerimos oportunidade de custos adicionais de 150 a 200 pontos-base nas vendas dos próximos três anos", dizem os analistas Robert Ford, Melissa Byun, Nicole Inui e Vinicius Saraiva.
A equipe acredita que a maior execução fiscal e a perspectiva de consumo difícil podem intensificar pressões de consolidação do setor, criando oportunidades de ampliação de mercado para a Via Varejo. "Nos próximos cinco anos, esperamos crescimento anual de 9%, liderado pela renda, formação de famílias, ciclos de smartphones e tablets, além da inflação de serviços. Nós achamos que ano de eleição e a Copa do Mundo deverão contribuir para melhoras em 2014."
Veículo: Valor Econômico