Se o gaúcho prima por preservar tradições, ele também sabe ser inovador. Quando se trata de consumir marcas novas, por exemplo, o consumidor daqui não tem receio de mudar seus hábitos de consumo.
– Os clientes do Rio Grande do Sul são muito mais abertos – observa o vice-presidente comercial do Walmart Brasil, César Cinelli.
Além de ser receptivos, também prestam muita atenção na qualidade. E se engana quem pensa que essa é uma característica de todos os consumidores. Há mercados no Brasil em que o preço e a marca são o mais importante para os clientes, relata Cinelli. Já o nível de exigência dos gaúchos é maior, principalmente em relação a produtos que poderiam ser feitos em casa.
Em regiões onde é forte a presença de tradições alemã e italiana, a exigência cresce em relação a compotas de doces e conservas salgadas. O mesmo ocorre com a maionese no churrasco de domingo.
– A gaúcha ainda gosta de fazer a maionese em casa, então se ela sai para comprar, quer ter a melhor – constata Cinelli.
A qualidade dos fornecedores também é reconhecida. Chocolates de Gramado, por exemplo, encontram espaço entre consumidores de outras regiões quando são identificados com o nome da cidade. E o comprometimento dos fabricantes regionais chama a atenção.
– Se eu comprar 50 toneladas de um fabricante gaúcho, eu terei todo mês essa quantidade – relata Cinelli.
Veículo: Zero Hora - RS