Os chamados supermercados gourmets já mostraram que vieram para ficar em Belo Horizonte. O formato foi muito bem aceito pela população da cidade, que vê nesses empreendimentos uma "mão na roda" em meio à correria do dia a dia. De olho nesse sucesso, os Supermercados Rena, com sede em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, vai abrir no próximo mês uma unidade gourmet. Ela ficará instalada em Divinópolis, na mesma região, e vai demandar aporte em torno de R$ 5 milhões. Além de uma linha de produtos refinada, a loja entra também no conceito chamado de "hipercompacto", que abrange um mix de produtos típico de um hipermercado em uma área menor.
O diretor-geral do Supermercados Rena, Alexandre Maromba, explica que uma pesquisa de mercado mostrou que a população de Divinópolis já solicitava uma loja da rede na cidade. "Nossas pesquisas internas mostravam essa demanda pela marca e também percebemos que os supermercados de lá não exploram o conceito de ser uma loja gourmet", diz. Atualmente, os Supermercados Rena tem seis unidades em Itaúna e uma em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A loja de Divinópolis será a primeira gourmet da rede.
Maromba explica que dentro desse conceito a unidade terá restaurante, rotisseria e padaria completas, além de saladas, pizzas e outros produtos prontos. A ideia, ainda segundo ele, é levar uma gastronomia mais apurada para dentro do supermercado, com produtos frescos. "São ítens finos e que facilitam o dia a dia dos clientes", observa.
O diretor-geral também ressalta que além de gourmet a unidade vai carregar o conceito de "hipercompacto". "Isso significa que vamos oferecer um mix completo de produtos em uma área menor", explica. São 15 mil ítens distribuídos em uma área de venda de 2,6 mil metros quadrados. Maromba destaca que o espaço está sendo planejado para oferecer conforto aos clientes e facilidade na hora de encontrar um produto.
A loja vai contar com 17 check outs e funcionará todos os dias da semana. Inicialmente, ela vai gerar 170 empregos. O aporte ficará em torno de R$ 5 milhões e o retorno desse investimento, para Maromba, deve se dar dentro de dois anos.
Os Supermercados Rena tem um plano estratégico de crescimento que prevê a inauguração de uma loja por ano nos próximos exercícios. Em 2014, será inaugurada a unidade gourmet de Divinópolis e para 2015 já está previsto um hipermercado em Itaúna. Ele terá 4 mil metros quadrados de área de venda. "Nossa ideia é crescer na região Centro-Oeste sempre com lojas inovadoras que unem os conceitos gourmet e "hipercompacto" em uma só unidade", afirma o diretor-geral da empresa.
Ele informa que a meta para 2014, com a inauguração da loja de Divinópolis, é de crescimento de 27% no faturamento na comparação com o ano passado. Ainda segundo Maromba, nos últimos exercícios a rede registrou crescimento médio de 10% ao ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG