China e outros emergentes também estão nos planos de maiores investimentos da empresa espanhola
A cadeia de supermercados de baixo custo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentación) colocou à venda a sua unidade francesa nesta quinta-feira, 8. A empresa espanhola diz que busca concentrar seus esforços nos mercados de crescimento mais rápido, como o Brasil e a China.
A rede fez o anúncio após divulgar o balanço do primeiro trimestre, que mostrou queda de 34% no lucro líquido, para 10,3 milhões de euros. O resultado da empresa foi prejudicado por lucros menores na península ibérica e pela desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina.
A unidade francesa do Dia gera em torno de 20% da receita anual da companhia. A unidade inclui 965 lojas, nove armazéns e tem mais de 7 mil funcionários. No ano passado, a receita foi de 2,18 bilhões de euros. A rede, contudo, não tem escala na França para competir com os gigantes Carrefour e Casino, cujas marcas de baixo custo reduziram os preços, apertando as margens do setor. De acordo com uma reportagem publicada no jornal francês Le Figaro, o Carrefour, segundo maior varejista do mundo depois do gigante Wal-Mart, pode fazer uma oferta pelas lojas francesas da rede Dia, porque pretende aumentar a sua exposição a consumidores urbanos e moradores de regiões centrais, onde a maior parte dos supermercados Dia está localizada.
O Dia afirmou que se concentrará no impulso ao crescimento em mercados emergentes, onde tem se expandido de forma agressiva nos últimos anos. Vendas no Brasil, na Argentina e na China cresceram 27% em moeda local de janeiro a março de 2014, segundo a rede. A empresa acrescentou que as vendas recuaram para 1,83 bilhão de euros, ante 1,87 bilhão no primeiro trimestre do ano passado. Fora da França, o Dia operava 6.487 lojas no fim do primeiro trimestre, depois de abrir 24 novos pontos de venda.
Veículo: O Estado de S. Paulo