Com foco no Brasil, rede de supermercados Dia coloca à venda unidade francesa

Leia em 1min 40s

China e outros emergentes também estão nos planos de maiores investimentos da empresa espanhola

A cadeia de supermercados de baixo custo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentación) colocou à venda a sua unidade francesa nesta quinta-feira, 8. A empresa espanhola diz que busca concentrar seus esforços nos mercados de crescimento mais rápido, como o Brasil e a China.

A rede fez o anúncio após divulgar o balanço do primeiro trimestre, que mostrou queda de 34% no lucro líquido, para 10,3 milhões de euros. O resultado da empresa foi prejudicado por lucros menores na península ibérica e pela desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina.

A unidade francesa do Dia gera em torno de 20% da receita anual da companhia. A unidade inclui 965 lojas, nove armazéns e tem mais de 7 mil funcionários. No ano passado, a receita foi de 2,18 bilhões de euros. A rede, contudo, não tem escala na França para competir com os gigantes Carrefour e Casino, cujas marcas de baixo custo reduziram os preços, apertando as margens do setor. De acordo com uma reportagem publicada no jornal francês Le Figaro, o Carrefour, segundo maior varejista do mundo depois do gigante Wal-Mart, pode fazer uma oferta pelas lojas francesas da rede Dia, porque pretende aumentar a sua exposição a consumidores urbanos e moradores de regiões centrais, onde a maior parte dos supermercados Dia está localizada.

O Dia afirmou que se concentrará no impulso ao crescimento em mercados emergentes, onde tem se expandido de forma agressiva nos últimos anos. Vendas no Brasil, na Argentina e na China cresceram 27% em moeda local de janeiro a março de 2014, segundo a rede. A empresa acrescentou que as vendas recuaram para 1,83 bilhão de euros, ante 1,87 bilhão no primeiro trimestre do ano passado. Fora da França, o Dia operava 6.487 lojas no fim do primeiro trimestre, depois de abrir 24 novos pontos de venda.



Veículo: O Estado de S. Paulo


Veja também

Rede menor ganha peso nos planos da indústria

A indústria nacional, em sua maior parte formada por empresas de pequeno e médio porte, tem redobrado a at...

Veja mais
Casino une operações on-line

O grupo Casino decidiu unir as operações das empresas de comércio eletrônico Cdiscount, bra&c...

Veja mais
Abilio Diniz vende ações do Pão de Açúcar

O empresário Abilio Diniz vendeu ontem em leilão na BMF&Bovespa todas as suas ações pref...

Veja mais
Supermercado Via Real chega a Peçanha

Presente em dez cidades na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a Rede Via Real Supermercados se prepara ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar vai testar novo modelo de loja em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo...

Veja mais
Super Muffato prevê crescimento de cerca de 35% nas vendas para o Dia das Mães

A expectativa do Super Muffato é atingir um crescimento médio de 35% nas vendas de presentes para o Dia da...

Veja mais
Via Varejo busca sinergia com Nova Pontocom

A Via Varejo, maior rede de eletroeletrônicos do país, busca maior integração com seu bra&cce...

Veja mais
Minerva conclui compra de ações do Frigorífico Carrasco

O Minerva finalizou a compra de todas as ações do Frigorífico Carrasco, no Uruguai, após a c...

Veja mais
Copa será positiva para supermercados, diz FGV

Entre os segmentos mais "empolgados" estão o de hiper e supermercados, o de alimentos, bebidas e fumo e o de comb...

Veja mais