Faturamento do setor cresce em torno de 30% nos dias dos jogos do Brasil, afirma Associação
O entusiasmo do torcedor fez com que o movimento nos supermercados de Sorocaba aumentasse antes da primeira partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. E, ontem, a história não foi diferente. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) estima que, na região, o faturamento do setor cresce em torno de 30% nos dias dos jogos do Brasil. Os itens mais procurados são bebidas, carnes e os petiscos. Diante do aumento da demanda, as redes de supermercados têm feito promoções para atrair os consumidores.
"O primeiro jogo do Brasil movimentou os supermercados, principalmente, pela manhã, com a ansiedade do consumidor", explica o diretor regional da Apas, Marcos Tozi. Ele destaca que houve um aumento de 30% no dia de estreia da seleção, algo que se repetiu ontem. Segundo Tozi, o setor tem boas expectativas em relação à passagem da seleção brasileira para a segunda fase, aumentando o faturamento de todo o setor durante o período. "Mas já temos três dias garantidos", pondera.
Durante toda a duração da Copa do Mundo - não apenas dos jogos do Brasil -, a Apas projeta que ocorra um aumento de 15% no faturamento dos supermercados da região de Sorocaba. A confiança, de acordo com ele, se dá em virtude do clima de festa desta região, que não tem sofrido com as manifestações anticopa, que se tornaram comuns nas cidades-sede do torneio.
Os produtos mais procurados pelos consumidores neste período, conforme Marcos Tozi, são bebidas e carnes. "O consumidor está comprando artigos relacionados ao churrasco", conta. E o aumento da procura, segundo o diretor da Apas, tem resultado em redução de preços em virtude da concorrência. "As empresas têm explorado bons preços, nos dias dos jogos, com ofertas chamativas", ressalta. Para Tozi, a margem dos supermercados acaba sendo diminuída, porém, compensa com o aumento no consumo.
Movimento em Sorocaba
No supermercado Paulistão, localizado na avenida São Paulo, o movimento de clientes aumenta a poucas horas da partida do Brasil. "No primeiro jogo, foi acima do que a gente esperava, principalmente, pela manhã; mas hoje (ontem) está melhorando mais agora à tarde", diz o gerente do estabelecimento, Márcio Souza Pires, que fecha o estabelecimento uma hora antes da partida da seleção e abre uma hora depois.
O faturamento no estabelecimento aumenta 25% neste período, com a venda de produtos típicos para a diversão do torcedor brasileiro. "Eles procuram mais bebidas, carnes e petiscos, como amendoim e pipoca, fundamentais para o jogo", acrescenta o gerente. Apesar do aumento na movimentação, ele ressalta que tem feito promoções para alavancar ainda mais o faturamento.
O Extra Hipermercados foi outro estabelecimento que apontou picos de vendas no dia do jogo da seleção brasileira. Por meio de assessoria de imprensa, a rede explica que "o dia do primeiro jogo do Brasil marcou um alto fluxo de clientes nas lojas" do grupo. Segundo a empresa, as redes Pão de Açúcar e Extra tiveram um fluxo intenso de clientes desde a abertura das lojas até minutos antes do inicio do jogo que marcou a vitória do Brasil sobre a Croácia.
Nos carrinhos de compras de seus clientes, informa o grupo, estavam alguns itens comuns. "Como é o caso de itens para churrasco, snacks, bebidas e também itens do setor têxtil, como camisetas da linha exclusiva "Sou Brasileiro"", informa. As bebidas, acrescenta, tiveram venda 200% maior na quinta-feira passada, na comparação com o mesmo dia da semana anterior. "As vendas de snacks e salgadinhos cresceram 20%, e carnes para churrasco e linguiça, cerca de 40%."
O Walmart de Sorocaba também registrou vendas de produtos para churrasco 50% maiores na estreia do Brasil, algo que a empresa espera repetir nas demais partidas, informa, via assessoria de imprensa. Os salgadinhos foram outros itens com desempenho elevado, vendendo 70% a mais, na comparação com dias normais.
Durante todo o mês de junho, o Walmart espera que as bebidas tenham incremento de 30% nas vendas, enquanto os demais itens, como salgadinhos e pipoca devem ter procura 25% superiores a períodos comuns. "O aumento das vendas de carnes para churrasco deve ficar em torno de 20% ante mesmo período passado", conclui.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul