O novo perfil dos supermercados

Leia em 1min 40s

Izaias Berni


Ir ao supermercado não é tarefa das mais simples, mesmo para os apaixonados por compras. Das mais básicas e corriqueiras aos estoques mensais, o passeio requer tempo e paciência do consumidor.

Talvez seja esse um dos principais motivos para encontrarmos, cada vez mais, supermercados que se assemelham a shoppings centers e dispõem de diversos serviços para aqueles que passam muito tempo no local.

De acordo com dados divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), os hipermercados cresceram 5,5% em 2013 e os supermercados 9,3%. No total, o setor faturou R$ 272 bilhões no ano passado, o que nos dá dimensão do potencial supermercadista.

Pegando carona na ascensão do setor, um segundo mercado é impactado positivamente: o de alimentação fora do lar. Isso porque o novo perfil dos estabelecimentos contempla verdadeiros centros gastronômicos que incorporam restaurantes, cafés e fast-foods.

Dessa forma, o consumidor, além de fazer as compras para o seu lar, ainda conta com uma gama variada de serviços e opções, o que aumenta o faturamento dos estabelecimentos e fornece aos clientes opções práticas e interessantes. As lojas geralmente são terceirizadas pelos supermercados, que alugam os espaços. embora, em alguns casos, também existam redes que disponibilizam serviços próprios também nesse setor.

Assim, essa praticidade que já é oferecida começa a se tornar uma tendência de mercado, com amplo potencial para crescimento. No médio prazo, portanto, é possível que esse, mais do que um diferencial, seja uma necessidade.

Dessa forma, quem escolhe o período da manhã para fazer a compra do mês, por exemplo, pode tomar um café ou almoçar no próprio supermercado. O mesmo acontece para quem opta pelo final da tarde, podendo lanchar ou jantar no local.

Frente a esse cenário as empresas alocadas nos supermercados precisam se equipar com produtos que ofereçam alta produtividade e, ao mesmo tempo, que se adequem a espaços menores.

Nesse sentido, a indústria que servia apenas aos restaurantes, hoje serve às padarias, hotéis e até aos supermercados. O que nos permite concluir com esse movimento é que cada vez mais diferentes setores precisam se atualizar e se adaptar aos novos hábitos do consumidor.



Veículo: Portal Todo Dia


Veja também

Cencosud tem plano para cortar dívida

Finalmente, a estratégia traçada pelo Cencosud para este ano para reduzir seu endividamento começa ...

Veja mais
Jumbo é o supermercado mais barato do país, conclui DECO

Num estudo a 472 lojas de 81 concelhos do país, a DECO concluiu que o Jumbo é a cadeia mais barata, seguid...

Veja mais
Pão de Açúcar abre loja na Pompeia, zona oeste de São Paulo

Unidade integra o plano de expansão do grupo que prevê a inauguração de 400 lojas do Extra e ...

Veja mais
Supermercados de Belém ainda parcelam no cartão de crédito

Comerciantes conseguiram taxas melhores com as operadorasOs supermercados paraenses vão manter as compras parcela...

Veja mais
Instituto Walmart abre vagas para a Escola Social do Varejo em Barueri

Curso de qualificação profissional dirigido a jovens de 16 a 24 anos, que estejam cursando o terceiro ano ...

Veja mais
Supermercados e postos de combustível se antecipam e já fornecem cupom fiscal discriminado ao divinopolitano

Grandes redes de supermercados em Divinópolis já se anteciparam e já estão emitindo cupons f...

Veja mais
Cencosud e Scotiabank firmam parceria para impulsionar o crédito no varejo

Em operação no valor de 280 milhões de dólares, Scotiabank passa a ter 51% do negócio...

Veja mais
Jogo importante para a seleção brasileira eleva o movimento em supermercados

Eder Soares RepórterO movimento pelos supermercados e centros comerciais de Uberlândia foi maior durante es...

Veja mais
Carrefour firma acordo de compra da operação Dia France

LONDRESO grupo supermercadista francês Carrefour anunciou na noite desta sexta-feira, 20, a abertura de negocia&cc...

Veja mais