Izaias Berni
Ir ao supermercado não é tarefa das mais simples, mesmo para os apaixonados por compras. Das mais básicas e corriqueiras aos estoques mensais, o passeio requer tempo e paciência do consumidor.
Talvez seja esse um dos principais motivos para encontrarmos, cada vez mais, supermercados que se assemelham a shoppings centers e dispõem de diversos serviços para aqueles que passam muito tempo no local.
De acordo com dados divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), os hipermercados cresceram 5,5% em 2013 e os supermercados 9,3%. No total, o setor faturou R$ 272 bilhões no ano passado, o que nos dá dimensão do potencial supermercadista.
Pegando carona na ascensão do setor, um segundo mercado é impactado positivamente: o de alimentação fora do lar. Isso porque o novo perfil dos estabelecimentos contempla verdadeiros centros gastronômicos que incorporam restaurantes, cafés e fast-foods.
Dessa forma, o consumidor, além de fazer as compras para o seu lar, ainda conta com uma gama variada de serviços e opções, o que aumenta o faturamento dos estabelecimentos e fornece aos clientes opções práticas e interessantes. As lojas geralmente são terceirizadas pelos supermercados, que alugam os espaços. embora, em alguns casos, também existam redes que disponibilizam serviços próprios também nesse setor.
Assim, essa praticidade que já é oferecida começa a se tornar uma tendência de mercado, com amplo potencial para crescimento. No médio prazo, portanto, é possível que esse, mais do que um diferencial, seja uma necessidade.
Dessa forma, quem escolhe o período da manhã para fazer a compra do mês, por exemplo, pode tomar um café ou almoçar no próprio supermercado. O mesmo acontece para quem opta pelo final da tarde, podendo lanchar ou jantar no local.
Frente a esse cenário as empresas alocadas nos supermercados precisam se equipar com produtos que ofereçam alta produtividade e, ao mesmo tempo, que se adequem a espaços menores.
Nesse sentido, a indústria que servia apenas aos restaurantes, hoje serve às padarias, hotéis e até aos supermercados. O que nos permite concluir com esse movimento é que cada vez mais diferentes setores precisam se atualizar e se adaptar aos novos hábitos do consumidor.
Veículo: Portal Todo Dia